Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Verissimo tem estreia tecnológica para a primeira infância

Autor gaúcho lançou nesta semana o livro ‘O Sétimo Gato’, para crianças de 0 a 5 anos, que só pode ser lido em celulares ou tablets e conta com recursos interativos

verissimoAutor de diversos livros de crônicas como As Mentiras que os Homens Contam e Comédias para se Ler na Escola, Luis Fernando Verissimo agora se volta para a primeira infância com O Sétimo Gato, lançado nesta semana na internet. E o escritor gaúcho estreia nesse nicho, voltado para crianças com idades entre 0 e 5 anos, com um volume que tem tudo para agradar a essa nova geração, cada vez mais tecnológica: exclusivamente digital, o livro só pode ser aberto com o aplicativo do Facebook em smartphones e tablets e conta com recursos interativos, além de música e animações.

Leia também:
Livro infantil do autor de ‘Game of Thrones’ chega ao Brasil
Em seu primeiro livro infantil, papa responde perguntas feitas por crianças

CAPAA história de Verissimo é ilustrada pelo jovem paranaense Willian Santiago, de 25 anos, e é idealizada para ser lida por um adulto para uma criança. O livro retrata a saga de um menino com seus gatinhos. O primeiro que ele adota pensa que é francês e não gosta nem um pouco do nome que recebeu do dono, Bolinha. Só atende quando o chamam de Pierre ou Jean Paul e, em vez de falar “miau”, como todo bom gato brasileiro, só diz “miu”. O menino então adota outro felino, que por sua vez pensa que é alemão, e assim por diante, até que ele acaba com sete gatinhos em sua casa.

O enredo é bem simples – afinal, a história foi escrita para que crianças pequenas a entendam – mas é encantadora. Também é muito interessante o uso dos recursos tecnológicos para ajudar a prender a atenção dos pequenos: além de músicas e efeitos sonoros (como os miados dos gatos), o leitor precisa, por exemplo, movimentar o celular ou tablet para os lados para que possa ler certos trechos. O livro faz uso da funcionalidade Facebook Canvas, formato de anúncio interativo para dispositivos móveis.

O Sétimo Gato é o segundo da série Livros da Timeline, assinada por autores convidados pelo Itaú, que patrocina a ação. O primeiro volume, O Menino e o Foguete, de Marcelo Rubens Paiva e Alexandre Rampazo, já conta com 57 milhões de visualizações até o momento. A série foi ouro na etapa mundial do Facebook Awards, na categoria melhor uso da plataforma, o único projeto da América Latina a conquistar esse reconhecimento.

Clique aqui para abrir o livro O Sétimo Gato. Mas atenção, o link só funciona se você estiver lendo esta página em um celular ou tablet e tiver o aplicativo do Facebook instalado no dispositivo.

Ilustração 2

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s