Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Novo romance de Chico Buarque é inspirado em meio-irmão desconhecido

Chico Buarque esteve no centro da polêmica, pois seu 'Leite Derramado', segundo lugar na categoria Romance, venceu o prêmio principal, de Livro de Ficção do Ano

Chico Buarque esteve no centro da polêmica, pois seu ‘Leite Derramado’, segundo lugar na categoria Romance, venceu o prêmio principal, de Livro de Ficção do Ano

Maria Carolina Maia

IRMAO ALEMAOChico Buarque tinha o projeto de transformar em livro, com a liberdade que a literatura permite, a história do meio-irmão alemão que ele nunca conheceu. Ao que tudo indica, é este projeto que chega às lojas no próximo dia 14, pela Companhia das Letras. A editora divulgou na manhã desta segunda o título do romance, que teve o lançamento anunciado apenas na última sexta-feira, quinze dias antes de sua chegada: se chamará, veja bem, O Irmão Alemão.

Fruto de um relacionamento do historiador Sérgio Buarque de Hollanda com uma alemã de Munique, onde viveu antes de se casar com Maria Amélia, a mãe de Chico Buarque, o meio-irmão alemão do cantor tem quase 90 anos, se ainda estiver vivo. O autor de Raízes do Brasil morou na Alemanha de 1929 a 1930. No período, namorou uma menina, Anne Margerithe Ernst, que engravidou. O bebê foi registrado com o nome de Sérgio, mas apenas com o sobrenome da mãe. De volta ao país, o historiador só voltou a ter notícia da namorada e do filho durante a Segunda Guerra Mundial, quando ela escreveu pedindo provas de que ele não tinha sangue judeu, para proteger a criança. Chico Buarque e aos irmãos tentaram encontrar o meio-irmão, mas nunca conseguiram.

No blog da Companhia, que publicou nesta segunda um vídeo de Chico Buarque lendo um trecho do novo livro, O Irmão Alemão é definido como “um romance em busca da verdade e dos afetos”. A pré-venda do romance começa nesta terça, dia 4, pelo site das principais livrarias.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    Ricoricar

    Não compro nem a versão em coreano que ajudei a pagar.

    Curtir

  2. Comentado por:

    cristina

    os inguinoranti do borça preguissa sabein le é?

    Curtir

  3. Comentado por:

    Onix

    Por dá baratas.

    Curtir

  4. Comentado por:

    Flávia

    É romance ou biografia?

    Curtir

  5. Comentado por:

    carlos salles

    com certeza o lançamento do livro será um sucesso absoluto pelo Brasil e pelo mundo. Sabem porque; Chico é CHICO ……..O MAIOR POETA; O MAIOR COMPOSITOR DE TODOS OS TEMPOS ……

    Curtir