Clique e assine com até 92% de desconto
Me Engana que Eu Posto Por Coluna A verdade por trás de manchetes falsas que se espalham pela internet. Editado por João Pedroso de Campos.

‘De paletó’, comandante do Exército critica políticos em vídeo?

Comentário falsamente atribuído ao general Eduardo Villas Bôas no Facebook foi feito, na verdade, pelo historiador Marco Antonio Villa

Por João Pedroso de Campos Atualizado em 13 mar 2018, 17h36 - Publicado em 23 fev 2018, 22h00

Na onda de notícias falsas que sucede o decreto de intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro, viralizou no Facebook nesta semana uma postagem segundo a qual “o comandante do Exército já tá de paletó! E mandou um recado que os brasileiros querem ouvir”.

O vídeo com críticas à classe política, falsamente atribuído ao general Eduardo Villas Bôas, comandante do Exército, foi compartilhado nada menos que 844.623 vezes a partir do perfil de uma usuária na rede social desde o último dia 17 de fevereiro.

Reprodução/Reprodução

O homem que aparece no vídeo crítico à classe política brasileira, no entanto, não é Villas Bôas, tampouco o interventor da segurança pública fluminense, general Walter Braga Netto, mas o historiador e comentarista político Marco Antonio Villa. O comentário de Villa, reproduzido no Facebook como se fosse uma fala do comandante do Exército, foi feito no Jornal da Cultura no dia 15 de novembro de 2017. Veja abaixo:

Embora haja alguma semelhança entre os sobrenomes de Marco Antonio Villa e Eduardo Villas Bôas, a imagem abaixo mostra que, fisicamente, não há como se confundir:

O comandante do Exército, Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, e o historiador Marco Antonio Villa Marcos Oliveira/Agência Senado

 

Agora você também pode colaborar com o Me Engana Que eu Posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade