Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘De paletó’, comandante do Exército critica políticos em vídeo?

Comentário falsamente atribuído ao general Eduardo Villas Bôas no Facebook foi feito, na verdade, pelo historiador Marco Antonio Villa

Na onda de notícias falsas que sucede o decreto de intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro, viralizou no Facebook nesta semana uma postagem segundo a qual “o comandante do Exército já tá de paletó! E mandou um recado que os brasileiros querem ouvir”.

O vídeo com críticas à classe política, falsamente atribuído ao general Eduardo Villas Bôas, comandante do Exército, foi compartilhado nada menos que 844.623 vezes a partir do perfil de uma usuária na rede social desde o último dia 17 de fevereiro.

 (Reprodução/Reprodução)

O homem que aparece no vídeo crítico à classe política brasileira, no entanto, não é Villas Bôas, tampouco o interventor da segurança pública fluminense, general Walter Braga Netto, mas o historiador e comentarista político Marco Antonio Villa. O comentário de Villa, reproduzido no Facebook como se fosse uma fala do comandante do Exército, foi feito no Jornal da Cultura no dia 15 de novembro de 2017. Veja abaixo:

Embora haja alguma semelhança entre os sobrenomes de Marco Antonio Villa e Eduardo Villas Bôas, a imagem abaixo mostra que, fisicamente, não há como se confundir:

O comandante do Exército, Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, e o historiador Marco Antonio Villa

O comandante do Exército, Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, e o historiador Marco Antonio Villa (Marcos Oliveira/Agência Senado)

 

Agora você também pode colaborar com o Me Engana Que eu Posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. O que o Professor Villa dizer que assino abaixo!

    Curtir

  2. Didi Oliveira

    Tem idiotas como esse tall de cláudio que nasceu para ser LACAIO, uma vez LACAIO sempre LACAIO!!! além do mais nota-se que não passa de um ANALFABETO lacaio, volta para o MOBRAL, seu LACAIO!!!

    Curtir