Clique e assine a partir de 9,90/mês
Me Engana que Eu Posto Por Coluna A verdade por trás de manchetes falsas que se espalham pela internet. Editado por João Pedroso de Campos.

Bandeira na lama e abraço em bombeiro: as imagens falsas de Brumadinho

Fotos de hidrelétricas em Mato Grosso e até no Laos são utilizadas como se fossem do desastre em Minas Gerais

Por André Romani - Atualizado em 28 jan 2019, 22h12 - Publicado em 28 jan 2019, 21h28

O rompimento da barragem Mina do Córrego do Feijão, da Vale, em Brumadinho (MG), gerou uma onda de indignação e tristeza nas redes sociais. E, com ela, muitas fotos e vídeos falsos. Na ânsia de mostrar solidariedade com as vítimas e seus familiares, até celebridades e políticos postaram imagens fora de contexto, como se fossem do desastre da sexta-feira 25.

Veja algumas dessas imagens:


Homem abraçando bombeiro

Entre as fotos mais compartilhadas nos últimos dias, está a de um homem abraçando um bombeiro. Usuários nas redes sociais utilizaram a cena como uma representação do que aconteceu em Brumadinho.

A imagem foi de fato postada pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais em seu Instagram, mas no dia 23 de janeiro, quarta-feira, dois dias antes do desastre. A foto é do resgate de um homem que caiu em uma cisterna em Patos de Minas (MG), em 2011.

Continua após a publicidade

A deputada federal reeleita Jandira Feghali (PCdoB) foi uma das pessoas que compartilharam a foto como se fosse de Brumadinho.

Imagem compartilhada nas redes sociais mostra suposta foto de resgate em Brumadinho (Reprodução/Instagram) Instagram/Reprodução

Bandeira do Brasil na lama

Outra imagem muito usada foi a de uma bandeira do Brasil em meio à lama, vista como simbólica por usuários nas redes sociais. A foto na verdade remete à crise hídrica em São Paulo. O site BOL fez uma galeria de fotos sobre o assunto na época.

Continua após a publicidade

A atriz Juliana Paes chegou a postar no Twitter a imagem como se fosse de Brumadinho.


Barragem cedendo

Diversos vídeos falsos também foram compartilhados sobre o ocorrido. Muitos deles supostamente mostrando o momento exato em que a barragem cedeu. As imagens chocaram muitas pessoas, mas não são de Brumadinho. Uma delas, que mostra a estrutura rachando, é do desabamento das obras na Usina Hidrelétrica do Rio Teles Pires, em Sinop, Mato Grosso, episódio que ocorreu em 2015.

Continua após a publicidade
Vídeo compartilhado nas redes sociais mostra suposto momento do rompimento de barragem em Brumadinho (Reprodução/Youtube) YouTube/Reprodução

 


Onda de lama

Outro vídeo que foi bastante compartilhado mostra uma onda de lama arrastando tudo em seu caminho. No entanto, o vídeo é do rompimento de uma barragem de hidrelétrica no Rio Nam Ao Dam, no Laos, país do Sudeste Asiático.

 

Publicidade