Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Maquiavel Por Coluna A política e seus bastidores. Informações sobre Planalto, Congresso, Justiça e escândalos de corrupção. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Maioria apoia a divulgação de pesquisas na véspera da eleição

Segundo levantamento do Paraná Pesquisas, 57,7% são a favor e 34,4% são contra; Câmara aprovou veto, mas medida ainda precisa passar pelo Senado

Por Da Redação 30 set 2021, 11h43

A maioria dos brasileiros é a favor da divulgação de pesquisas de intenção de voto na véspera da realização de eleições, segundo levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas, entre os dias 23 e 27 de setembro: 57,7% disseram apoiar, enquanto 34,4% afirmaram ser contra. Outros 7,9% afirmaram que não sabem ou não responderam.

Hoje, não há restrições à divulgação de pesquisas eleitorais na véspera (apenas durante o período de votação), mas o tema é discutido no Congresso. Na votação de um pacote com mudanças nas regras eleitorais, a Câmara já aprovou o veto a levantamentos na véspera do processo eleitoral. O texto, ainda precisa ser aprovado no Senado até o dia 2 de outubro para entrar em vigor na eleição de 2022. O mais provável é que isso não ocorra.

A pesquisa foi feita com 2.772 brasileiros de todos os estados e do Distrito Federal, por telefone, sem o uso de robôs. A margem de erro é de dois pontos percentuais

Publicidade