Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Maquiavel Por Coluna A política e seus bastidores. Informações sobre Planalto, Congresso, Justiça e escândalos de corrupção. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Lula vai à Paulista a bordo de carro confiscado por Moro

O Ômega do ex-presidente faz parte dos bens sequestrados para o pagamento de uma multa de 16 milhões de reais

Por Da Redação Atualizado em 20 jul 2017, 20h16 - Publicado em 20 jul 2017, 20h03

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou à manifestação a seu favor na Avenida Paulista, em São Paulo, nesta quinta-feira, a bordo de um dos carros confiscados pelo juiz federal Sergio Moro. O automóvel Omega foi sequestrado para assegurar o pagamento da multa de 16 milhões de reais que Moro determinou ao sentenciar o petista a nove anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O confisco do automóvel não impede seu usufruto. Na quarta, Moro determinou o bloqueio de outro automóvel, três imóveis, localizados em São Bernardo do Campo, e um terreno, além de 606.727 reais. Nesta quinta, a BrasilPrev, do Banco do Brasil, comunicou ao juiz que também foram confiscados 9 milhões de reais de dois planos de aposentadoria do petista.

Segundo os advogados do petista, o bloqueio dos bens foi ilegal, abusivo e prejudica a subsistência do ex-presidente e de sua família. “É mais uma arbitrariedade dentre tantas outras já cometidas pelo mesmo juízo contra o ex-presidente Lula.”

Atos de desagravo a Lula ocorrem em diversas cidades do país, atendendo a uma convocação do PT e de movimentos sociais. A manifestação na Paulista está concentrada em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp) e fecha a avenida nos dois sentidos entre as ruas Peixoto Gomide e Pamplona.

Lula chegou à Paulista por volta das 19h15. O ex-presidente se prepara para discursar do alto de um trio elétrico. Enquanto ele não fala, lideranças petistas e alinhadas ao PT se revezam ao microfone. Também é aguardada na manifestação a ex-presidente Dilma Rousseff

Continua após a publicidade
Publicidade