Clique e assine a partir de 8,90/mês
Letra de Médico Por Adriana Dias Lopes Orientações médicas e textos de saúde assinados por profissionais de primeira linha do Brasil

Qual é o melhor tipo de protetor solar para você?

Filtros solares são substâncias que aplicadas na pele a protegem contra a ação dos raios ultravioleta (UV) do sol. Eles podem ser químicos (absorvem os raios UV) ou físicos (refletem os raios UV). É comum a associação de filtros químicos e físicos para se obter um filtro solar de FPS mais alto. Existem dois tipos […]

Por Adriana Vilarinho - Atualizado em 30 jul 2020, 21h34 - Publicado em 15 out 2016, 13h00

Filtros solares são substâncias que aplicadas na pele a protegem contra a ação dos raios ultravioleta (UV) do sol. Eles podem ser químicos (absorvem os raios UV) ou físicos (refletem os raios UV). É comum a associação de filtros químicos e físicos para se obter um filtro solar de FPS mais alto.

Existem dois tipos de raio ultravioleta que podem danificar a pele: UVA e UVB. Os raios UVA são responsáveis pelo bronzeado, manchas e rugas, e os raios UVB, pela vermelhidão, além de aumentar o risco de câncer de pele. Um filtro solar de amplo espectro deverá proteger a sua pele dos dois tipos de radiação e é a melhor opção na hora de escolher o seu protetor solar.

O que é fator de proteção solar?

FPS significa fator de proteção solar. Todo filtro solar tem um número que determina o seu FPS, que pode variar de 6 a 100 (nos produtos comercializados no Brasil). O FPS mede a proteção contra os raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, mas não medem a proteção contra os raios UVA. A medida da proteção contra a radiação UVA é medida pelo PPD (Persistent Pigment Darkening), que idealmente deve ser maior do que 12 ou identificado como PPD +++ no rótulo dos produtos.

O filtro solar deve proteger a pele evitando o dano causado pela radiação solar. Se o filtro que você utiliza permite que sua pele fique vermelha após a exposição ao sol, isso é sinal de que a proteção não está sendo eficaz. Nesse caso, você deve aumentar o FPS ou então reaplicar o filtro solar com um intervalo menor. A recomendação é reaplicá-lo a cada duas horas ou após sair da água / transpirar muito. O fator mínimo recomendado para uma proteção adequada é o FPS 15, aplicando o filtro generosamente sempre vinte a trinta minutos antes de se expor ao sol. A quantidade correta também é muito importante.

Os tipos diferentes

Continua após a publicidade

Atualmente, existe no mercado uma variedade enorme de filtros solares. A linguagem utilizada no rótulo dos produtos muitas vezes nos deixa confusos na hora da escolha. Os termos mais frequentemente encontrados são:

• Hipoalergênico: utiliza substâncias que não costumam provocar alergias. Geralmente são filtros “PABA Free”, ou livres de PABA.

• “Oil free” e não comedogênicos: filtros cujos veículos não contêm substâncias oleosas. São os mais indicados para pessoas de pele oleosa ou com tendência à formação de cravos e espinhas.

• Aerogel ou efeito “blur”: controlam a oleosidade e minimizam o efeito dos poros abertos e imperfeições.

• Mineral: contém somente filtros físicos (dióxido de titânio ou óxido de zinco). São indicados para pessoas com pele sensível, alérgicas e como proteção extra para quem sofre de melasma.

• Serum: textura líquida com rápida absorção.

• Mousse: toque aveludado, com efeito primer (corrige imperfeições).

Lembrar sempre que o uso de protetor solar para bebês menores de 6 meses deve ser feito somente por orientação médica. Porém, O FDA não recomenda o seu uso em bebês com menos de 6 meses de idade, devido a sua maior absorção através da pele do bebê, e também pela possível dificuldade de ser eliminado por seu sistema excretor ainda imaturo.
Para crianças entre 6 meses e 2 anos, escolha um protetor solar composto por filtros físicos (está escrito na embalagem), pois é mais seguro para essa faixa etária. Acima de 2 anos, o protetor solar indicado ao público infantil leva em consideração as características da pele da criança. O FPS indicado para a criança nesse caso é sempre acima de 30 para uma proteção segura.
adriana-vilarinho

Continua após a publicidade
Publicidade