Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Isabela Boscov Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Coluna
Está sendo lançado, saiu faz tempo? É clássico, é curiosidade? Tanto faz: se passa em alguma tela, está valendo comentar. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Nos cinemas: duas ótimas estreias vindas da Alemanha

O dramático “Em Pedaços” e o tenso “Western” olham por ângulos opostos o sentimento anti-imigração

Por Isabela Boscov Atualizado em 20 mar 2018, 19h33 - Publicado em 20 mar 2018, 19h32

Quase se pode dizer que são três filmes em um só. No primeiro ato de Em Pedaços, vê-se como é feliz o casamento da alemã Katja (Diane Kruger) com o curdo Nuri (Numan Acar), contra todas as probabilidades: ela era viciada, ele era o seu traficante, e a união foi celebrada na cadeia. Agora, eles têm um filho de seus 7 anos e Nuri vive dentro da lei, tocando uma pequena agência de viagens num bairro de imigrantes de Hamburgo. Uma bomba caseira, porém, arrasa a vida de Katja – que, no segundo ato do filme, tenta obter justiça no tribunal contra os autores do atentado, cuja juventude e motivação tornam o crime ainda mais chocante. Do último ato, é melhor não falar: ele é o mais irregular mas também o mais dramático e perturbador na maneira como faz Katja ir e vir na sua decisão de acertar as contas pelos próprios meios. Fatih Akin, alemão de origem turca e diretor dos pesados Contra a Parede e Do Outro Lado (e do otimista e muito simpático Soul Food), faz aqui seu trabalho mais bem estruturado e bem filmado. É sofrido e desanimador, mas vem iluminado pelo desempenho visceral de Diane Kruger.

Western
Western (Zeta/Divulgação)

Western, da diretora Valeska Grisebach, pega a tensão racial e cultural europeia por um ângulo inusitado, e extremamente instigante. Numa região isolada da Bulgária, um grupo de operários alemães trabalha numa obra. Eles não falam uma palavra de búlgaro, e seu único intérprete, um russo, mal consegue dar conta de diálogos triviais. Estão frustrados também com a falta de água e de material para tocar a construção. Mas, em contrapartida, gostam da sensação de estarem livres de regras e amarras. De cara, hasteiam uma bandeira alemã na casa que ocupam – uma afronta num país que fez o que pôde para varrer para baixo do tapete sua submissão à Alemanha nazista durante a II Guerra. Num passeio à beira do rio, provocam uma das mulheres da única aldeia próxima, e despertam de vez a hostilidade dos locais. Enquanto Vincent (Reinhardt Wetrek), o chefe da equipe e autor das desfeitas, tenta contemporizar (e acrescenta novos insultos à lista enquanto o faz), Meinhard (o espetacular Meinhard Neumann), o mais reservado do grupo de operários, pouco a pouco vai caindo nas graças dos búlgaros – até também ele cruzar uma linha invisível, mas decisiva. Com um olho magistral para escalar seus atores (todos não-profissionais) e para controlar a tensão num daqueles enredos em que pouco acontece, mas tudo pode acontecer, Valeska Grisebach retoma um dos motes do faroeste – o do forasteiro que chega à cidadezinha – para inverter os sinais do sentimento anti-imigração que vem ganhando força em seu país: os alemães, aqui, com o poderio e a arrogância que o restante da Europa percebe na sua nação mais rica e influente, é que são o corpo estranho numa cultura cujas regras não compreendem e não conseguem seguir a contento.


Trailers

Continua após a publicidade

EM PEDAÇOS
(Aus dem Nichts)
Alemanha/França, 2017
Direção: Fatih Akin
Com Diane Kruger, Numan Acar, Denis Moschitto, Ulrich Tukur, Ulrich Brandhoff, Hanna Hilsdorf
Distribuição: Imovision
WESTERN
Alemanha/Bulgária/Áustria, 2017
Direção: Valeska Grisebach
Com Meinhard Neumann, Reinhardt Wetrek, Syuleyman Alilov Letifov, Veneta Fragnova, Viara Borisova
Distribuição: Zeta

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.