Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.
Felipe Moura Brasil Por Blog Análises irreverentes dos fatos essenciais de política e cultura no Brasil e no resto do mundo, com base na regra de Lima Barreto: "Troça e simplesmente troça, para que tudo caia pelo ridículo".

Vídeo imperdível: Onyx Lorenzoni detona Vaccari e prova que tesoureiro do PT mentiu na CPI da Petrobras

Onyx Lorenzoni (DEM-RS) brilhou mais uma vez na CPI da Petrobras. O vídeo está no fim deste post. O deputado cruzou as delações premiadas de Alberto Youssef, Pedro Barusco e Mendonça Neto, e reduziu a pó o embuste de que, como João Vaccari só virou tesoureiro do PT em 2010, ele nada teve a ver com os roubos na […]

Por Felipe Moura Brasil - Atualizado em 11 fev 2017, 13h23 - Publicado em 9 abr 2015, 20h39

Captura de Tela 2015-04-09 às 18.48.34Onyx Lorenzoni (DEM-RS) brilhou mais uma vez na CPI da Petrobras. O vídeo está no fim deste post.

O deputado cruzou as delações premiadas de Alberto Youssef, Pedro Barusco e Mendonça Neto, e reduziu a pó o embuste de que, como João Vaccari só virou tesoureiro do PT em 2010, ele nada teve a ver com os roubos na estatal antes daquele ano.

Teve, sim.

Vamos por partes:

Publicidade

1) Depois de frisar que Youssef não poderia mentir em delação, pois perderia a chance de reduzir 30 anos de cadeia para 2, Onyx leu um trecho do depoimento do doleiro, que diz:

“João Vaccari, mesmo antes de assumir como tesoureiro do PT, atuava perante a diretoria de Serviços, dando ordens a Renato Duque”.

2) Em seguida, Onyx citou o dono da Setal Engenharia:

“No depoimento 7 da delação premiada do sr. Mendonça Neto, que o senhor reconheceu que falou com o senhor na sede do PT, ele disse que ele esteve lá em 2008″, disse o deputado, mostrando a planilha com os depósitos feitos pelo executivo em 2008 e 2009.

Publicidade

Veio então o xeque-mate:

“O senhor estava fazendo o que na sede do PT? Orientando um empresário a botar dinheiro na conta do PT! O senhor não estava lá como tesoureiro. Estava lá porque era, por determinação de José Dirceu, o operador petista para saquear, assaltar e roubar a Petrobras.”

Extrato Vaccari3) De brinde, Onyz ainda expôs como Vaccari usa a família para receber em seu lugar.

“O senhor chegou ao cúmulo, como João Paulo Cunha, de não respeitar a sua família. É uma tradição petista isso, né? O João Paulo Cunha, condenado no mensalão, mandou a mulher pegar dinheiro no Banco Rural. E o senhor mandou a sua cunhada receber 400 mil reais. Aliás, eu tinha até foto dela, é essa senhora aqui, não é?”

Publicidade

Captura de Tela 2015-04-09 às 18.37.09

4) Onyx também citou o trecho de Pedro Barusco sobre “as combinações feitas com Vaccari”, mas nem precisava mais.

O caixão já estava lacrado e o deputado o fechou com chave de ouro ao dizer:

“Presidente, eu não fiz pergunta nenhuma. Eu não preciso de resposta nenhuma de quem veio aqui para mentir.”

Publicidade

Perfeito. Assista.

Felipe Moura Brasil ⎯ http://www.veja.com/felipemourabrasil

Siga no Twitter, no Facebook e na Fan Page.

Publicidade