Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Por que há dois ministros para cada ministério na Inglaterra?

  Depois que vinte de seus ministros pediram demissão, o líder da oposição, Jeremy Corbyn nomeou um novo gabinete e começou a trabalhar com eles. Detalhe: Corbyn não é o primeiro-ministro da Inglaterra, mas o líder do segundo maior partido na Câmara dos Comuns. Como explicar esse governo paralelo na Inglaterra? No Reino Unido, para cada […]

Nessa foto de 2005, David Cameron, ainda antes de se tornar primeiro-ministro da Inglaterra, realiza uma reunião com os ministros de seu governo paralelo, o shadow government, em Birmingham (Crédito Christopher Furlong/Getty Images)

Nessa foto de 2005, David Cameron, ainda antes de se tornar primeiro-ministro da Inglaterra, realiza uma reunião com os ministros de seu governo paralelo, o shadow government, em Birmingham
(Crédito Christopher Furlong/Getty Images)

 

Depois que vinte de seus ministros pediram demissão, o líder da oposição, Jeremy Corbyn nomeou um novo gabinete e começou a trabalhar com eles.

Detalhe: Corbyn não é o primeiro-ministro da Inglaterra, mas o líder do segundo maior partido na Câmara dos Comuns.

Como explicar esse governo paralelo na Inglaterra?

No Reino Unido, para cada ministro que efetivamente exerce a função, há um ministro “nas sombras”, o que eles chamam de shadow government. Enquanto o primeiro-ministro pertence ao partido com maioria na Câmara dos Comuns, o ministro paralelo é do segundo maior partido nessa casa.

A função desse ministro, da oposição, é vigiar as políticas que estão sendo adotadas e dizer a todos como as coisas seriam diferentes se o seu partido estivesse no poder.

Esse segundo gabinete é escolhido pelo líder do partido de oposição, que atualmente é Jeremy Corbyn.

No Reino Unido, a oposição é uma instituição oficial. É tão valorizada que leva o título de a “Oposição Oficial de Sua Majestade“.

O seu líder recebe um salário oficial do governo, o que testemunha o valor que tem o debate e a liberdade de crítica na cultura inglesa”, escrevem Peter Burke e Maria Lúcia Garcia no livro Os Ingleses (Contexto).

 

OUTRAS DÚVIDAS UNIVERSAIS

Se os ingleses inventaram o impeachment, por que não o praticam?

Por que os americanos não se abraçam?

Os argentinos do River Plate não sabiam falar inglês?

Quer ser avisado sobre os próximos posts? Siga o Dúvidas Universais no Twitter e no Facebook.

 

Com o tempo, os ministros desse gabinete paralelo vão se aprofundando nos assuntos da sua pasta. Ao ganhar experiência nos temas, eles se tornam mais aptos para, um dia assumir o cargo.

David Cameron, atual primeiro-ministro inglês, já teve o seu governo paralelo. É ele que aparece no centro da foto acima, tirada em 2005.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    Ronaldo

    Se fosse no Brasil o governo iria se juntar ao governo paralelo e roubar juntos.

    Curtir

  2. Comentado por:

    ildeu

    a mídia põe ideias na cabeça dos políticos depois sai fora e fala que foi os outros. Os políticos lerão esta matéria e vão criar os cargos de dois ministros reservas por pasta. porque se é bom lá fora é bom para o brasil, mas apenas o que trás vantagens

    Curtir