Clique e assine com 88% de desconto
Cidades sem Fronteiras Por Mariana Barros A cada mês, cinco milhões de pessoas trocam o campo pelo asfalto. Ao final do século seremos a única espécie totalmente urbana do planeta. Conheça aqui os desafios dessa histórica transformação.

Vem aí o Esquina, encontros abertos e gratuitos para falar sobre cidades e arquitetura. De julho a setembro, em SP

Amigos leitores, Na próxima terça-feira, 7 de julho, estreia o Esquina, uma série de conversas com especialistas de diversas áreas sobre cidades e arquitetura. Os encontros são quinzenais, sempre em São Paulo, e seguem até setembro, com cada noite dedicada a um tema diferente. Além de participar da curadoria e da organização do evento, também serei mediadora de alguns dos encontros, junto com o Eduardo Andrade […]

Por Mariana Barros - Atualizado em 11 fev 2017, 10h00 - Publicado em 2 jul 2015, 09h02

esquina_vinheta

Amigos leitores,

Na próxima terça-feira, 7 de julho, estreia o Esquina, uma série de conversas com especialistas de diversas áreas sobre cidades e arquitetura. Os encontros são quinzenais, sempre em São Paulo, e seguem até setembro, com cada noite dedicada a um tema diferente. Além de participar da curadoria e da organização do evento, também serei mediadora de alguns dos encontros, junto com o Eduardo Andrade de Carvalho, que é sócio da Moby Incorporadora, editor de Cidades da revista Amarello e colaborador dos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo.

Entre os convidados, só gente que se dedica a compreender e a tentar melhorar essa que é a mais complexa e maravilhosa das invenções, as cidades.

Publicidade

Logo na estreia do Esquina, uma discussão sobre o que é possível fazer para melhorar São Paulo, tratando apenas das soluções para a vida real, sem promessa de campanha. No encontro seguinte, o escritor e historiador Roberto Pompeu de Toledo relembra os acontecimentos decisivos que, em poucas décadas, transformaram uma vila na maior metrópole do país. Para o terceiro encontro, está lançado o desafio de identificar referências, características e tendências da arquitetura produzida hoje no Brasil e no exterior. A penúltima rodada será um debate sobre em que medida a legislação melhora ou atrapalha a convivência e o desenvolvimento das cidades. Para encerrar a série, uma conversa sobre os novos estilo de vida urbana. Quais são as novas maneiras de fazer as velhas coisas? Dá para viver de um jeito mais simples e autêntico mesmo morando numa megacidade?

Os encontros do Esquina serão sempre às terças, às 19h, na Livraria Cultura de Artes (bem em frente à principal), no Conjunto Nacional, em São Paulo. A participação é aberta ao público e gratuita. Para acompanhar a programação e as novidades, é só curtir a página do Esquina no Facebook.

 

Publicidade

Abaixo, a programação detalhada e os links de cada um dos encontros:

Publicidade

 

Publicidade

7 de julho
COMO MELHORAR SÃO PAULO?
Eduardo Vasconcellos é sociólogo, engenheiro, consultor da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP) e autor do livro Mobilidade urbana: o que você precisa saber (Ed. Companhia das Letras, 2013).
Fernando Serapião é editor da revista Monolito, colaborador da Folha de S. Paulo, da revista Piauí e autor do livro Centro Cultural São Paulo – Espaço e Vida (Ed. Monolito, 2012).
Lourenço Gimenes é arquiteto e sócio do escritório FGMF.


21 de julho

SÃO PAULO, A CAPITAL DA VERTIGEM
Roberto Pompeu de Toledo é jornalista, autor dos livros A capital da solidão (Ed. Objetiva, 2003) e A capital da vertigem (Ed. Objetiva, 2015), sobre a história de São Paulo.


4 de agosto

ECOS DA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA
Raul Juste Lores é correspondente em Washington da Folha de S. Paulo. Também pelo jornal foi correspondente em Nova York e em Pequim.
Martin Corullon é arquiteto, sócio do escritório METRO ARQUITETOS e colabora em vários projetos com Paulo Mendes da Rocha. É organizador do livro Arquitetura em Diálogo (Ed. Cosac Naify, 2015).


18 de agosto

COMO PLANEJAR O CAOS
Anthony Ling é arquiteto e editor do site Caos Planejado.
Fabio Mariz Gonçalves é professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e diretor do Departamento de Urbanismo da Prefeitura de São Paulo.


1º de setembro

COMO FAZER COISAS ANTIGAS DE UM JEITO NOVO
Ricardo Lombardi é jornalista e proprietário do Sebo Desculpe a Poeira e editor do blog homônimo, hospedado no portal do jornal O Estado de S.Paulo. Foi diretor de conteúdo do portal Yahoo! e das revistas Bravo! e VIP, da editora Abril.
Leandro Beguoci é jornalista, editor-chefe da F451 e professor do Instituto Europeo de Design.

 

Publicidade

Serviço
Esquina: Conversas sobre Cidades e Arquitetura
De 7 de julho a 1º de setembro, às 19h
Livraria Cultura de Artes do Conjunto Nacional (em frente à principal), no 1º piso.
Avenida Paulista, 2.073. Tel.: (11) 3170-4033

esquina_two

 

Publicidade

 

Publicidade

Por Mariana Barros

>> Acompanhe os posts do Cidades sem Fronteiras no Facebook // Siga o blog no Twitter

Publicidade