Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

O mercado da não delação

Imagine só o valor das ofertas que denunciados da Lava Jato devem receber para ficarem calados

Por essa a gente não esperava: presos da Operação Lava Jato devem estar embolsando um bom trocado para ficarem com a boca fechada.

As duas prisões de hoje miram esse mercado da não delação. A PF acusa Delcídio do Amaral, líder do governo no Senado, de oferecer 50 mil reais por mês para ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró ficar calado. Já sobre o banqueiro André Esteves recai a suspeita de ter oferecido 4 milhões de reais para bancar a fuga de Cerveró do Brasil.

Há pelo menos um caso confirmado de venda de omissões em depoimentos. Em junho, o fiscal Luís Alexandre Cardoso de Magalhães, um dos envolvidos na máfia do ISS em São Paulo, foi preso por cobrar 170 mil reais do colega Carlos Moretti Filho para não citá-lo na delação que faria dias depois. Magalhães foi preso num bar do Tatuapé com uma bolsa com 70 mil reais em notas de cem.

Entre os advogados da Lava Jato, é frequente o boato de algum colega negociar omissões nas delações dos clientes. A pressão sobre eles é imensa. Cada prisão de um diretor da Petrobras aterroriza um bocado de políticos e empresários. Tentar negociar um acordo que os deixe de fora das investigações deve ser uma atitude frequente.

E o denunciado, na carceragem da PF em Curitiba, de repente descobre que sua lealdade vale milhões.

@lnarloch

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    Daniel

    Nessa também devem estar inclusos muitos advogados que não valem o diploma que têm, mas que têm muito dinheiro sujo no bolso. Ah, o PT já discute a substituição do líder do PT no senado, encarcerado. Quem será o próximo tranbiqueiro?

    Curtir

  2. Comentado por:

    Arceu Cesário da Silva

    Do jeito que a coisa anda no PT, ninguém desse partido merece mais credibilidade. Infelizmente.

    Curtir

  3. Comentado por:

    carlos

    Leandro tudo caminha para a seguinte saída. Dilma cai, cunha cai, temer assume a presidência e serra assume a economia, como foi itamar/fhc. Isso vai acontecer até março …. e será a melhor saída para essa crise. Pode apostar nisso.

    Curtir

  4. Comentado por:

    Paulo Painho

    Arceu Cesário da Silva
    novembro 25, 2015 às 14:25
    Infelizmente!?! :!

    Curtir

  5. Comentado por:

    James

    Ora, ora… O maior motivo para não delatar o chefe é que esperam que ele volte em 2018 e salve todo mundo… A coisa realmente iria (mas não vai, porque ele volta) pegar se ele não conseguisse se eleger… Aí sim, iria bater o desespero nesta cambada… A sorte deles é que o eleitorado é o que é…

    Curtir

  6. Comentado por:

    Caco

    Alguns anos de cadeia e milhões de reais esperando esses criminosos na porta de saída da prisão. É um bom negócio, se for cumprido. Porém, os termos dos acordos de delação impõe obrigações para os “colaboradores” e há um controle de qualidade nas informações prestadas. Marcos Valério é um exemplo de que o silêncio nem sempre vale o que se paga por ele.

    Curtir

  7. Comentado por:

    Octávio

    Esse mercado já existe há milênios e chama-se chantagem. Os fatos mencionados são somente os produtos atuais que circulam nesse mercado. No caso do Mensalão, Petrolão e outros “ãos” inagurados pelo PT, a boca fechada não é somente de valor financeiro mas também de preservação da vida.

    Curtir

  8. Comentado por:

    Paulista

    É simples, basta DOBRAR a pena do criminoso mentiroso, que terá que cumprí-la integralmente e em regime fechado.
    É muita conivência com o crime e criminosos, principalmente os contumazes.

    Curtir

  9. Comentado por:

    Ciro Lauschner

    Ela funciona porque ainda existe o governo do PT.Ele corrompe,ameaça de morte e por ai vai.Conta com um chefe do Ministério Público, que deixa claro seu “agradecimento” ao PT e aos bolivarianos do STF, que não conseguem disfarçar.E para que isso tudo funcione, o impeachment não pode acontecer e dá para ver a atuação dos Fachins da vida e Dantas recem nomeado etc etc.Delcídio já recuou da delação, a troco de que bastidores, só podemos imaginar.
    Quando Dilma cair, não haverá cadeia o suficiente para todos os petistas envolvidos, caso não haja algum “acordo” debaixo dos panos, como é comum no Brasil.

    Curtir

  10. Comentado por:

    julio verão

    Com a compra de delação, o Sr. Lula fica sossegado, com a grana que tem, segundo apurado por renomados jornalistas (ainda não provado pela justiça), ele tem caixa para comprar todos, então enquanto tiver grana, vai continuar solto. Com medo mas solto. Até que a sorte os separem, quando repentinamente ele estiver sem nenhum tostão furado, apodrecerá na cadeia.
    J. Verão.-.

    Curtir