Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Augusto Nunes Por Coluna Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

O Brasil real mostra a cara na internet

A menos de três meses do início do Mundial de 2014, multiplicam-se na internet vídeos que, por mostrarem o país como ele é, desmascaram o Brasil Maravilha que Lula inventou, Dilma aperfeiçoa e, segundo os vendedores de nuvens, está pronto para deslumbrar o mundo com a Copa das Copas. Depois do vídeo Fifa World Cup […]

Por Augusto Nunes Atualizado em 31 jul 2020, 04h09 - Publicado em 28 mar 2014, 18h11

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=oRPqfpqZs4Y?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&w=425&h=344%5D

A menos de três meses do início do Mundial de 2014, multiplicam-se na internet vídeos que, por mostrarem o país como ele é, desmascaram o Brasil Maravilha que Lula inventou, Dilma aperfeiçoa e, segundo os vendedores de nuvens, está pronto para deslumbrar o mundo com a Copa das Copas.

Depois do vídeo Fifa World Cup 2014 – The real Brasil, de Carlinhos Troll, e do No, I’m not going to the world cup, de Carla Dauden, dois grupos de amigos criaram versões alternativas de clipes para a música Happy, de Pharrell Williams, para ressaltar os problemas que castigam o transporte público, o aparelho de segurança e o sistema de saúde de Porto Alegre e Curitiba. Lançada em 2013 e transformada numa espécie de Hino da Alegria, a canção de Pharrel virou tema do “Dia da Felicidade” por decisão da ONU. Divulgadas neste ano, as versões brasileiras parecem menos otimistas porque são verdadeiras.

Confira “Porto (un)Happy” (acima) e “UnHappy We Are Curitiba”.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=oW7gHr2br5E?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&w=425&h=344%5D

Continua após a publicidade
Publicidade