Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Lá na terra de onde eu venho uma amiga como Rose tem duas letras a mais

Amante, segundo o Aurélio, é a palavra que se aplica a “pessoa que tem com outra relações extramatrimoniais”. O dicionário autoriza o uso dos sinônimos amásia, concubina e amiga. Assaltada por um surto de pudicícia, a imprensa escolheu a terceira opção para referir-se a Rosemary Noronha. Depois da reportagem publicada pela Folha neste sábado, complementada […]

Amante, segundo o Aurélio, é a palavra que se aplica a “pessoa que tem com outra relações extramatrimoniais”. O dicionário autoriza o uso dos sinônimos amásia, concubina e amiga. Assaltada por um surto de pudicícia, a imprensa escolheu a terceira opção para referir-se a Rosemary Noronha.

Depois da reportagem publicada pela Folha neste sábado, complementada brilhantemente por Reinaldo Azevedo, os jornalistas podem dispensar-se de cautelas farisaicas e contar o que muitos sabem desde o século passado: Rose é mais que amiga de Lula. É amante.

Lá na terra de onde eu venho ninguém confunde amizade com amigação.  Em Taquaritinga, todo lula-com-rose — seja ele o prefeito ou o mais humilde eleitor — não tem uma amiga: tem amigada. As duas letras a mais eliminam quaisquer dúvidas adubadas por ambiguidades.

Não, não estou invadindo a privacidade do ex-presidente. Só invocam esse argumento messalinas fantasiadas de vestais. O modo de agir dos integrantes da quadrilha desbaratada pela Operação Porto Seguro reafirma que foi o casal que removeu a fronteira entre o público e o privado. Ele por garantir a vida mansa de Rose com o dinheiro dos pagadores de impostos. Ela por transformar uma relação íntima em gazua a serviço de assaltantes de cofres públicos.

O noticiário sobre o escândalo da vez, que está apenas em seu começo, precisa substituir imediatamente esse “amiga” pela expressão correta. Amigada, admito, soa um tanto vulgar. “Amásia” lembra manchete de jornal de antigamente. “Concubina” é adereço de monarquias. Fiquemos com a velha e boa “amante”.

Como os seus sinônimos, “amante” tem numerosas contra-indicações e os efeitos colaterais podem ser devastadores. Mas é a palavra certa. E o primeiro mandamento do jornalismo ordena que se conte a verdade.

PS: Reproduzo e endosso o recado de Reinaldo Azevedo aos leitores: “Não deixem que a sordidez da história contamine os comentários. Há sempre o risco de se ultrapassar a linha do decoro em temas assim. Façam o que Lula não fez”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    Cajucy Cajuman

    É, dá para imaginar a cena. O público (Lula) invadindo o privado (ela, mesmo). Como moeda de troca de favores pessoais, a conta é paga pelo cidadão honesto, decente, pagador de imposto e, geralmente, desassistido pelo Estado e suas precariedades. É por essas e outras que é conveniente, para os tais, a ignorância do povo incauto – e o baixíssimo nível educacional do país – oferecendo bolsas e outras ilusões, enquanto a BOLSA e o BOLSO dos escolhidos estão, cada dia mais cheio e farto. A gulodice dessa gente não tem limite. Só a mão pesada do STF, de Joaquim Barbosa, entre outros mais firmes, para acabar com essa pouca vergonha que mancha a imagem do Brasil nos quatro cantos do mundo.

    Curtir

  2. Comentado por:

    Angelo

    Senhores,Caro Sr.Augusto,beleza de texto,amiga,
    amigada,amante,é a velha despudorada,que faz com
    sua”boucinha” o modo de tornar útil o agradável.
    Este é o Brasil mostrado de frente e de verso,
    nacional e internacionalmente.E lá nave…vá !

    Curtir

  3. Comentado por:

    Jailson

    he he he he he ……

    Curtir

  4. Comentado por:

    EDEMAIS

    Amada, amante……ririri rsrsrs hihihi kakakakekekekikikokokokukuku
    Loucuras de amor…..rsrsrs
    Lula Presidente, Rose Governadora de Sum Paulo in 2014. Seria uma muito boa, cumpanheirus do pt, psd, psb, e pmdbosta, e outros males

    Curtir

  5. Comentado por:

    EDEMAIS

    O sócio oculto da Rose é o Luís Inácio. Assim, a metade dos 25 milhões de euros é dele. Vai ter divórcio?

    Curtir

  6. Comentado por:

    olegário

    Para Rose, o problema maior ainda está para vir: seu encontro com a justiça e seu encontro com Marisa para explicar suas visitas à alcova presidencial, quando das visitas a países estrangeiros. Isso vai render muito…muito!!!

    Curtir

  7. Comentado por:

    olegário

    Ao ser flagrada na cama de Lula ele gritou: quem colocou essa mulher aqui na minha cama. Eu não sabia de nada ! Eu não sabia de nada.

    Curtir

  8. Comentado por:

    Alexandre Newton Tavares

    Este Lula é de um mau gosto atroz em tudo que faz. Até para ter uma amante ele escolhe uma “baranga” dessas. Na posição dele seria mole ter como amante algo novo e belo coma uma dessas “Play Girls” disponíveis no mercado. Pelo menos teria evitado a roubalheira.

    Curtir

  9. Comentado por:

    Gelson Luiz de Moura

    Só gostaria de saber, se isso vai ficar como se nada tivesse acontecido? É uma vergonha e se realmente é verdade, porque a oposição não bota pra quebrar? Não é possivel, as coisas terminarem na base da ladroeira e ninguém, que tem o poder, ficar quieto!!!

    Curtir