Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Augusto Nunes Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Coluna
Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Imagens em movimento: Uma perspectiva kubrickiana

PUBLICADO EM 28 DE SETEMBRO SYLVIO DO AMARAL ROCHA Meninas gêmeas com vestidos azuis permanecem estáticas no fim de um comprido corredor de hotel. Um astronauta expelido da nave mergulha no silêncio do espaço. Jovens de branco, com longos cílios postiços em apenas um olho bebem leite no fundo de um bar repleto de manequins […]

Por Augusto Nunes Atualizado em 31 jul 2020, 04h35 - Publicado em 25 jan 2014, 23h58

tarja-an-melhores-do-ano-2013

PUBLICADO EM 28 DE SETEMBRO

SYLVIO DO AMARAL ROCHA

Continua após a publicidade

Meninas gêmeas com vestidos azuis permanecem estáticas no fim de um comprido corredor de hotel. Um astronauta expelido da nave mergulha no silêncio do espaço. Jovens de branco, com longos cílios postiços em apenas um olho bebem leite no fundo de um bar repleto de manequins nuas. Um general avança em direção à câmera entre duas filas de soldados imóveis. O que essas cenas têm em comum além de terem sido extraídas de filmes de Stanley Kubrick? A resposta está no vídeo abaixo. Nele, Kogonada, um usuário do Vimeo, separou trechos de várias obras do cineasta para ilustrar a tese de que Kubrick usou e abusou da perspectiva com um ponto de fuga.

Desenvolvida no Renascimento, a técnica que possibilita que objetos tridimensionais sejam representados em planos bidimensionais até hoje influencia as artes. Como se percebe nas projeções mapeadas com vários pontos de fuga (veja aqui), a perspectiva procura representar o mundo, a partir de um ponto de vista fixo, da forma espacial como percebemos.

Continua após a publicidade

No começo da edição, Kogonada desenha uma grade que reproduz o caminho do olhar. O ponto de fuga da imagem está no centro. A profundidade de campo é irrestrita ─ nada está fora de foco ─ e, mesmo assim, obtém-se a impressão de amplidão, como se as imagens ultrapassassem os limites da tela. Uma das formas mais comuns que os fotógrafos usam para transmitir tal sensação é desfocar o que está mais distante, evidenciando que os objetos estão em planos distintos. Conseguir isso quando tudo está em foco é mais complicado.

Que Stanley Kubrick foi um gênio do cinema não é novidade. O que poucos sabem é que, embora péssimo aluno, foi um excelente jogador de xadrez e um fotógrafo excepcional. Sabia tudo sobre lentes, enquadramento, luz e câmera. Perfeccionista, demorava anos preparando um filme. Kogonada, por sua vez, foi primoroso na edição desse material. Além de selecionar exemplarmente cada cena, foi kubrickiano na obsessão pelo melhor timing na hora da edição ─ apesar do estilo mais frenético que o do cineasta. Não deixe de ver.

[vimeo 48425421 w=460 h=258]

Continua após a publicidade

Kubrick // One-Point Perspective from kogonada on Vimeo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.