Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Augusto Nunes Por Coluna Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Imagens em Movimento: A passagem do tempo no cinema

SYLVIO ROCHA Como fazer o espectador perceber em uma imagem a passagem do tempo? Conseguir isso de maneira criativa é um dos grandes desafios dos cineastas. Quem não se lembra da incrível cena criada por Stanley Kubrick em 2001 uma odisséia no espaço, quando o osso jogado para cima por um primata se transforma numa […]

Por Augusto Nunes Atualizado em 31 jul 2020, 05h56 - Publicado em 22 jun 2013, 14h02

SYLVIO ROCHA

Como fazer o espectador perceber em uma imagem a passagem do tempo? Conseguir isso de maneira criativa é um dos grandes desafios dos cineastas. Quem não se lembra da incrível cena criada por Stanley Kubrick em 2001 uma odisséia no espaço, quando o osso jogado para cima por um primata se transforma numa nave espacial?

Em 4 minutos e 30 segundos, o filme de hoje retrata o decorrer de uma vida. Filmado todo em estúdio, com muitas marcações e exaustivos ensaios, mostra o falso plano sequência – plano filmado e exibido sem cortes, em tempo real – de um homem dentro de um banheiro.

A câmera está posicionada na frente do ator, no lugar do espelho. As ações que acontecem no primeiro plano são feitas por outras pessoas, ou pelo próprio protagonista, mas em tomadas diferentes, unidas durante a edição do filme.

Dos diretores Antoine Tinguely e Laurent Fauchère, o premiado Le Miroir mostra o crescimento de um menino através de gestos vulgares e corriqueiros. Atitudes que tornam imperceptível o passar do tempo em nosso cotidiano, viram neste filme uma grande elipse temporal. O resultado é dramático e encantador.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=hL9B6VSYix4?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&w=425&h=344%5D

Continua após a publicidade

Publicidade