Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dilma ressuscita na TV a obra invisível que, em parceria com Lula, fingiu inaugurar duas vezes para tapear eleitores nordestinos

ATUALIZADO ÀS 11H33 Em 2009, Lula voltou a jurar de morte o fenômeno que atormenta o Nordeste desde o século 19: a seca acabaria para sempre. Não em 2010, como prometera em 2008, mas dali a três anos, assim que fosse concluída a transposição das águas do Rio São Francisco: “Vai sê inaugurada definitivamente em […]

ATUALIZADO ÀS 11H33

Em 2009, Lula voltou a jurar de morte o fenômeno que atormenta o Nordeste desde o século 19: a seca acabaria para sempre. Não em 2010, como prometera em 2008, mas dali a três anos, assim que fosse concluída a transposição das águas do Rio São Francisco: “Vai sê inaugurada definitivamente em 2012, a não sê que aconteça um dilúvio ou qualquer coisa”, garantiu o palanque ambulante.

Em 2012, Dilma Rousseff confirmou que, como avisara o padrinho, o sertão iria mesmo virar mar. Mas só em 2014. Dilúvio não houve, nem se soube de qualquer coisa suficientemente poderosa para ordenar ao São Francisco que permanecesse onde sempre esteve. O que teria acontecido? A obra foi subestimada pelos responsáveis, explicou a responsável pela obra.

Meses atrás, convidada a justificar o prosseguimento dos trabalhos de parto iniciados há cinco anos sob a supervisão da Mãe do PAC, Dilma irritou-se com Dilma: “Num acredito que uma obra dessas em qualquer lugar do mundo leve dois anos pra sê feita”. Só no Brasil Maravilha que o padrinho criou e a afilhada aperfeiçoa. Tanto assim que, na semana passada, a candidata à reeleição confessou que o deslumbramento fluvial não se tornará visível tão cedo.

De volta ao São Francisco para gravar cenas planejadas pelo marqueteiro João Santana, a supergerente caprichou no dilmês de comício para explicar os motivos de mais um adiamento: Tente entender o palavrório reproduzido sem retoques nem correções:

“Acho que uma parte significou a chamada curva de aprendizado, você tem de aprender a fazer. A segunda parte, eu acho que a complexidade da obra é maior do que se supunha, principalmente quando você considera que não é pura e simples a abertura de canal. É também estações de bombeamento”.

Cenas da visita ao rio que teima em não sair do leito ilustraram a ressurreição da vigarice franciscana no horário eleitoral da TV. Além de exterminar a seca, o milagre das águas agora também vai “irrigar esperanças e secar muita lágrima dos nordestinos”. Basta votar em Dilma e ter paciência para esperar mais um ano e pouco. Ou mais um mandato. Ou mais um século. Haja cinismo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    luiz pedroso

    Ainda bem que após 01.01.15, Dilma e sua “equipe(?)” vão procurar trabalho noutro lugar, possivelmente, em Cuba, Venezuela, ou Bolívia.

    Curtir

  2. Comentado por:

    Mauricio Lunardi

    Esta é a prática normal do PT!!!!!!!!!
    “”””ENGANAR O POVO”””””

    Curtir

  3. Comentado por:

    Miele L’Abbate – São Paulo

    56 MILHÕES de eleitores-nortistas aceitam ser enganados, pois escolheram a vermelha-ideologia, no Dia-do-Plebiscito, 31/10/2010 = Comunismo-Radical = 8243 + Fundo-Social + Politica-Bolsista = Exploração do Estado. Mamar na vaca, ninguem quer. Trabalhar dá trabalho… Realmente, estamos orando por diluvios nas represas paulistas. O Coitadinho-Nordestino acertou a previsão-do-proprio-fim-politico. Até caiu do palanque baiano para confirmar a tecla do egocentrismo-absoluto. Inacio Silva + Estela Silva + Osmarina Silva = Abraço-dos-Afogados… Eles adoram um bom-capital!!!! Comunistas??? Só com dinheiro alheio… Sem candidato (José Serra é o nome), sugiro adiamento-das-eleições, devido aos acidentes aereos: Avião-PT + Avião-PSDB + Avião-PSB + Avião-Ferreirinha = 44 MILHÕES de eleitores-conscientes-sulistas. Policia Federal neles!!! IMPOSSIVEL votar no quarto-escuro…. Gesù Cristo socorre os homens-de-boa-vontade. Parabens, vovô Augusto. Netinhos = Sinal-de-Vida-Nova. Transmita efluvios-de-amor a querida Branca Nunes. Tambem recebi a visita-da-dona-cegonha: Julia L’Abbate, no dia 02/09 = Sinal-da-Vitoria-Emas44. Brindemos a garantia de nossa purificação espiritual.

    Curtir

  4. Comentado por:

    João

    Caro Augusto, gostaria de fazer algumas observações sobre o projeto da Transposição do Rio São Francisco: 1º Por que não o fizeram por meio de tubulações? Será que ficaria mais caro? Certamente que sim, porém, o que se está objetivando é transportar água de um lugar á outro(este bem longe); 2º Qual será a taxa de evaporação da água neste percurso, uma vez que na região não se observa temperatura abaixo de vinte e poucos graus? Um dos fatores que contribui para a evaporação é justamente a temperatura; 3º Com esta canalização á céu aberto, não haverá maiores perdas, além da questionada em relação á evaporação? Digo isto referente á contaminação da água, por agentes externos, tais como: partículas em suspensão e/ou animais mortos? Uma vez contaminada, o percurso á seguir, terá a água contaminada. A tubulação reduziria em muito esses riscos, tanto de perda quanto de contaminação e 4º com as bombas de captação e transporte desta água, não há a possibilidade de uma perda maior por ser um trajeto aberto, coisa que não aconteceria em um sistema fechado? Ao ver este trajeto e o projeto como está propagandeado pela Dilma, certamente muitos Engenheiros já deve ter colocado a mão na cabeça e pensado: Puts, isto não vai dar muito certo a médio e a longo prazo. Tenho comigo que será mais uma mega-obra se tornando um elefante branco. O tempo será o senhor da verdade e muitos caem nessas falácias e insanidades. Estamos falando de mais de 700 km a céu aberto.

    Curtir