Clique e assine com 88% de desconto
Augusto Nunes Por Coluna Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Curtindo jazz na internet

Trecho do artigo publicado no Estadão deste domingo. Ethevaldo Siqueira A internet me fez voltar 50 anos atrás, exatamente na noite de 21 de outubro de 1960, quando, adolescente, dançava ao som da orquestra de Harry James, nos salões do chamado Palácio de Mármore, do Moinho São Jorge, em Santo André, no que era chamado […]

Por Augusto Nunes - Atualizado em 21 fev 2017, 14h04 - Publicado em 21 jun 2010, 17h50

Trecho do artigo publicado no Estadão deste domingo.

Ethevaldo Siqueira

A internet me fez voltar 50 anos atrás, exatamente na noite de 21 de outubro de 1960, quando, adolescente, dançava ao som da orquestra de Harry James, nos salões do chamado Palácio de Mármore, do Moinho São Jorge, em Santo André, no que era chamado de Primeiro Baile Oficial das Debutantes, organizado pelo clube Pan WD-Panelinha. Quem me transportou a esse passado distante foi o site de jazz de Ronaldo Benvenga.

Publicidade

Se você é um apaixonado por música como eu, saiba que existem excelentes sites de jazz. E quem quiser ouvir essa música maravilhosa encontrará centenas de opções na internet. Não me atreveria a falar de todas, mas escolhi dois sites, meus preferidos, para ilustrar esta coluna.

O primeiro site de jazz que recomendo foi criado e é mantido por um dos maiores conhecedores da música norte-americana do Brasil, Ronaldo Benvenga. Seu conteúdo nos dá uma completa visão do jazz tradicional, com as Big Bands, os grandes instrumentistas, os maiores cantores e compositores. Além disso, o site tem artigos excelentes. E melhor do que tudo: você pode ouvir todas essas músicas, na série de programas de rádio feitos por Benvenga.

Periodicamente, entro no site Quinta Avenida para ouvir as Big Bands de Glenn Miller, Artie Shaw, Tommy Dorsey, e Harry James. Ou compositores como Gershwin, Cole Porter, Jerome Kern, e cantores como Frank Sinatra, Billy Eckstine, Perry Como, Bing Crosby, Sarah Vaughan, Louis Armstrong, Ela Fitzgerald, Billy Holiday, Tony Bennett, Doris Day e outros.

Outro conhecedor e apaixonado pelo jazz é Emerson Marques Lopes, autor do Guia do Jazz na internet e que escreve também para outras publicações online. Em seu guia, Emerson sugere outros sites sobre jazz em português e em espanhol, escolhe o site do mês, as rádios online, os podcasts jazzy, artistas, música instrumental do Brasil, shows e festivais, CDs, revistas, lojas, gravadoras e as 20 mais.

Publicidade

Clique aqui para ler o artigo completo.

Publicidade