Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana
Augusto Nunes Por Coluna Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

A multidão de tipos inesquecíveis movimenta seminário na USP

Malandros irresistivelmente sedutores, ferozes coronéis do cacau, prostitutas adoráveis, políticos odiosos, garanhões sem freios, incontáveis tipos inesquecíveis e todas as marcas da baianidade movimentarão a USP durante dois dias. Estarão reunidos no Seminário Acadêmico Internacional Jorge Amado, que vai passar em revista, nos dias 24 e 25 de maio, a obra do escritor baiano. Organizado […]

Por Augusto Nunes Atualizado em 31 jul 2020, 15h16 - Publicado em 19 Maio 2010, 23h33

Malandros irresistivelmente sedutores, ferozes coronéis do cacau, prostitutas adoráveis, políticos odiosos, garanhões sem freios, incontáveis tipos inesquecíveis e todas as marcas da baianidade movimentarão a USP durante dois dias. Estarão reunidos no Seminário Acadêmico Internacional Jorge Amado, que vai passar em revista, nos dias 24 e 25 de maio, a obra do escritor baiano.

Organizado pelo Departamento de Antropologia da universidade, o evento vai fazer links entre a produção de Amado e o país, como nas mesas-redondas “Mestiçagens na obra de Jorge Amado” e “Uma cultura afro-baiana”, ambas programadas para o primeiro dia.

Além do debate entre acadêmicos – incluindo o imortal Alberto da Costa e Silva, da Academia Brasileira de Letras –, o seminário também contará com um bate-papo com o diretor João Moreira Salles. A discussão, mediada pela antropóloga e curadora Lilia Schwarcz (que está organizando a primeira antologia completa de contos de Lima Barreto, vários deles inéditos), fecha o seminário, após a exibição de Jorge Amado, filme de Moreira Salles.

Para participar do seminário, é preciso se inscrever. Confira aqui a programação completa.

Serviço:

Quando: dias 24 e 25 de maio
Onde: no Anfiteatro da História – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da Universidade de São Paulo (USP). Av. Professor Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
Inscrições: gebara@usp.br (com 75% de presença, o participante receberá certificado)
Informações: (11) 3091-2347 ou pelo e-mail projetojorgeamado@companhiadasletras.com.br

Continua após a publicidade
Publicidade