Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘Mambembe’, por Dora Kramer

PUBLICADO NO ESTADÃO DESTA QUARTA-FEIRA DORA KRAMER O valentão encarnado por José Dirceu não foi às ruas mobilizar as massas; preferiu a casa da mãe em Passa Quatro, no interior de Minas, que é lugar quente e mais seguro ao abrigo de possíveis desagrados por parte de seus julgadores. Atendendo aos conselhos de advogados e assessores, […]

PUBLICADO NO ESTADÃO DESTA QUARTA-FEIRA

DORA KRAMER

O valentão encarnado por José Dirceu não foi às ruas mobilizar as massas; preferiu a casa da mãe em Passa Quatro, no interior de Minas, que é lugar quente e mais seguro ao abrigo de possíveis desagrados por parte de seus julgadores. Atendendo aos conselhos de advogados e assessores, Dirceu fechou a boca e recolheu-se em copas a fim de adequar-se ao perfil de vítima de uma injusta perseguição.

O silêncio também é considerado pelos conselheiros do principal réu do mensalão como a melhor forma de não angariar antipatias e preparar o terreno para o retorno à vida política em caso de absolvição. A partir da avaliação de que não ganha nada falando, arriscando-se ainda a perder a razão futura, Dirceu desistiu de participar no próximo sábado de um debate promovido pelo Movimento de Libertação Popular (Molipo), um dos expoentes da luta armada na ditadura.

Enquanto José Dirceu faz o silente, Roberto Jefferson, seu companheiro de infortúnio na cassação do mandato de deputado devido ao escândalo que gerou o processo, faz o falante. Desenterrou uma história segundo a qual o hoje líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia, ofereceu facilidades junto à Polícia Federal para que ficasse calado e não denunciasse a existência de um duto financiador para partidos a serem cooptados para integrar a base de apoio ao governo Lula.

O caso não altera em nada o julgamento, mas ajuda Jefferson a compor a figura do herói que denunciou tudo e por isso não merece ser condenado. João Paulo Cunha foi buscar nova absolvição nas urnas que já o haviam levado de volta à Câmara e podem levá-lo agora à prefeitura de Osasco. Se, eleito, não for para a cadeia.

Do elenco linha de frente fazem parte ainda Delúbio Soares e Marcos Valério de Souza. O primeiro no papel de arauto da tese de que nada houve além de crime eleitoral cometido apenas por ele na condição de tesoureiro do PT sem o conhecimento de ninguém mais no partido.
O segundo desenha o personagem vítima dos políticos para quem reclama mais atenção do público, mas a respeito dos quais adianta que nada falará. “Sou igual ao Delúbio, nunca endureci o dedo para ninguém.” Certo, não é dedo-duro. Mas teria algo a dizer?

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    Rodrigo

    Lembram-se desta reportagem de Veja? Link: https://veja.abril.com.br/270705/p_058.html

    Curtir

  2. Comentado por:

    esther correa

    Que fantasia é esta que o “chefe da sofisticada organização criminosa” está usando?

    Curtir

  3. Comentado por:

    GlorInha de Nantes

    Enlutada, a população brasileira exige :
    .
    __ Direto ao ponto, senhores mensaleiros! Basta de mordazes chantagens e meias revelações! Avançamos nessa história. E os senhores exaurem-se encalacrados no buraco que cavaram, patinando nos mesmos argumentos!
    .
    __ Eita, que mente estagnada! Quanta mediocridade! Avancem! Não menosprezem nossa inteligência! Vamos! Vamos! Contem tudo, sem ziguezaguear!

    Curtir

  4. Comentado por:

    NENNO G.

    Eles esqueceram de por um “DIMENOR” na quadrilha,
    para assumir toda a bronca.
    Bandido amador é como prego, leva na cabeça e entra
    no pau. Acho que da próxima vez, serão mais competen-
    tes.

    Curtir

  5. Comentado por:

    luiza

    Muito bom!

    Curtir

  6. Comentado por:

    Spitfire

    Dirceu vai ficar calado uma semana antes do início do julgamento pelo STF. Mas ele vem falando muito desde sempre e já encheu o saco dos brasileiros. Espero que pegue a pena máxima por cada um dos crimes que cometeu.

    Curtir

  7. Comentado por:

    fpenin

    Augusto,
    Às vezes conservamos anseios de determinadas épocas da vida e, mesmo que o tempo passe,não abandonamos ideias que pulularam em nossas cabeças, algum dia. Eu, de minha parte, tenho saudade da era dos grandes embates, sou tarado em passeata, de modo que ansiosamente esperei pela eclosão das grandes manifestações populares que foram anunciadas como desagravo ao grande patriota José Dirceu. Imaginei esse ícone da moralidade política à frente das grandes massas, fuzil de plástico em punho, mostrando o pau que mataria a cobra.Com decepção, veio a notícia de que o guerrilheiro de festim preferiu acampar no interior de Minas,sob macios edredons e cobertores,aos cuidados de mamãe. Aquele fogo todo, que foi prometido para incendiar o Brasil, resumiu-se às românticas chamas que a lareira do mentecapto pariu. Contristado, percebi que mais uma vez o bandido fugiu do pau.Elixir paregórico para o nosso herói, que,a estas horas, deve estar sentado no troninho da privada, borrando-se de medo das consequências lógicas que os seus malfeitos (SIC, com todo o respeito) suscitaram.Parabéns pelo excelente artigo, Augusto.

    Curtir

  8. Comentado por:

    Ana

    Augusto:
    Mas e o TOFFOLI(Advogado do pt do lula durante 16 anos, juntado(sic) com Advogada de ZÉ DIRCEU?? Vai declarar-se EM SUSPEIÇÃO E NÃO JULGARÁ O JULGAMENTO DO CHEFE?? Ou vai ter ## A CARA-DE-PAU E JULGAR SEUS PARES ##?? Estamos a uma semana do JULGAMENTO DO MILÊNIO, e até agora TOFFOLI AINDA NÃO DECLAROU-SE EM SUSPEIÇÃO?? Só acontece nos País dos BANANAS MESMO.

    Curtir

  9. Comentado por:

    Paulo Bento Bandarra

    Valério apenas sacramentou o seu papel de quadrilheiro e meliante, com esta frase. “– Sou, mas mantenho a ética entre bandidos”, não entre inocentes pegos enganados.

    Curtir