Uso da energia de fonte solar cresce no brasil
Com investimentos e ações da iniciativa privada, país supera a marca de 10 gw de potência
Uma fonte de energia limpa e renovável vem ganhando espaço rapidamente: desde 2012, a geração de eletricidade a partir do sol atraiu 60,6 bilhões de reais em novos investimentos e gerou mais de 360 000 empregos acumulados, além de arrecadar 15,7 bilhões de reais aos cofres públicos, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).
Recentemente, o país ultrapassou a marca de 700 000 unidades consumidoras com geração própria a partir dessa fonte, que tem uma série de vantagens: é versátil, pode ser instalada em qualquer local e permite aos consumidores reduzir o valor da conta de luz, cujas tarifas podem oscilar de acordo com a ocorrência de crises hídricas.
Mas há espaço para crescer. Entre os mais de 87,5 milhões de consumidores de eletricidade do país, o uso da energia solar representa apenas 0,8% do total. “Graças à versatilidade e agilidade da tecnologia solar, basta um dia de instalação para transformar uma residência ou empresa em uma pequena usina geradora de eletricidade limpa, renovável e acessível”, afirma Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR.
A iniciativa privada vem fazendo sua parte com ações pioneiras. A Swift, por exemplo, está adotando a energia solar em 100% de suas lojas. Referência em qualidade de produtos alimentícios congelados, a empresa atua em parceria com a Âmbar Energia, companhia do grupo J&F que trabalha desde a geração até a comercialização de energia.
INICIATIVA SUSTENTÁVEL
“Desenhamos um plano arrojado de implementação por estarmos comprometidos com o planeta e entendermos que essa é uma opção muito mais sustentável. A luz solar pode ser usada de forma abundante no nosso país sem afetar o meio ambiente, é uma energia limpa e renovável que conta com equipamentos de longa durabilidade e que requerem pouca manutenção”, relata Raphael Jacob, CFO e responsável pelos programas de sustentabilidade da Swift.
A iniciativa levará painéis fotovoltaicos a todas as lojas da rede, que serão abastecidas com energia solar até o segundo semestre de 2025. Nessa fase, o programa envolve um investimento de 150 milhões de reais da Âmbar Energia, responsável por operar o sistema.
Além disso, a Swift concluiu a transição para que todas as suas 40 vans de comércio em condomínios que atuam no estado de São Paulo tenham os seus sistemas operacionais e iluminação abastecidos por eletricidade gerada por energia solar.
“Antes, tínhamos que deixar os motores ligados durante todo o período de funcionamento das lojas móveis para garantir o funcionamento dos sistemas operacionais, como computadores e caixas de pagamento. Agora, as lojas móveis mantêm a operação com a eletricidade gerada pela luz solar”, relata Aécio Patuzzi, diretor de logística da Swift.
A ação se conecta com a estratégia de sustentabilidade da JBS, que engloba a marca Swift, e que em março de 2021 assumiu o compromisso de se tornar Net Zero até 2040, zerando o balanço líquido de suas emissões de gases causadores do efeito estufa.