Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Estudo analisa efeitos do clima na transmissão de doenças

Pesquisadores compararam três cenários de temperaturas diferentes para avaliar a relação entre patógenos e hospedeiros

Por Jennifer Ann Thomas Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 16 fev 2022, 16h44
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Imagens do dia - Poluição na Índia
    Mudança do clima pode impactar a transmissão de doenças (Shammi Mehra/AFP)

    A flutuação da temperatura, como ondas de calor, pode gerar novos efeitos em taxas de infecção e desenvolvimento de doenças. Um novo estudo, publicado no periódico eLife, sugere que será cada vez mais difícil prever as consequências da mudança do clima nas interações entre patógenos e hospedeiros conforme a temperatura do planeta aumenta e os eventos extremos se tornam mais comuns.

    Patógenos e hospedeiros são sensíveis a mudanças na temperatura. Contudo, ainda não há muito conhecimento sobre como a mudança extrema e brusca de temperatura pode afetar esse relacionamento e como isso influencia, de forma geral, as taxas e os resultados das doenças.

    De acordo com o principal autor do estudo, Pepijn Luijckx, da Trinity College em Dublin, na Irlanda, a mudança do clima terá interferência não só na temperatura média, mas também nas flutuações de temperaturas e na intensidade de eventos extremos.

    “Embora os estudos tenham quantificado os efeitos do aumento da temperatura média nas características do hospedeiro e do patógeno, a influência de regimes de temperatura variável, como ondas de calor, permanece amplamente desconhecida”, disse.

    Continua após a publicidade

    O grupo de pesquisadores examinou os efeitos de temperaturas diferentes em vários traços do organismo de um hospedeiro e de um parasita. A transmissão desse parasita representa uma transmissão ambiental clássica, similar aos padrões de doenças como a covid-19 e cólera.

    A equipe observou as respostas dos organismos em três regimes de temperatura diferentes. “Nossas descobertas mostram que a variação de temperatura altera o resultado das interações hospedeiro-patógeno de maneiras complexas”, afirmou Luijckx.

    “Não só a variação de temperatura afeta diferentes características de hospedeiros e patógenos de maneira distinta, mas o tipo de variação e a temperatura média à qual ela é aplicada também importa”, explicou. “Isso significa que mudanças nos padrões de variação climática, sobrepostas às mudanças nas temperaturas médias devido ao aquecimento global, podem ter efeitos profundos e imprevistos na dinâmica das doenças”.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.