Após onda de calor sem precedentes, EUA vão plantar milhões de árvores
Plantio em bairros mais pobres tem como objetivo mitigar os efeitos do aquecimento global
Depois de enfrentar um verão de temperaturas recordes – em Phoenix, no Arizona, os termômetros cravaram 43 graus celsius todos os dias durante mais de 1 mês – o governo dos Estados Unidos anunciou um programa para plantar milhões de árvores pelo país.
Desenvolvido pelo secretário de Agricultura, Tom Vilsack, o programa prevê investimentos de 1,1 bilhão de dólares em 385 projetos de arborização espalhados pelo país.
Os recursos são bancados pela chamada Lei de Redução da Inflação (IRA).
Aprovado em 2022, o plano de 10 anos prevê a injeção de bilhões de dólares em incentivos para a adoção de tecnologias amigáveis ao meio ambiente.
De acordo com o governo de Joe Biden, o programa vai beneficiar áreas carentes em todos os 50 estados do país, assim como Porto Rico e as Ilhas Virgens, territórios que pertencem aos Estados Unidos.
O governo federal americano afirma que o projeto vai mitigar a escalada nos termômetros causada pelo aquecimento global, assim como melhorar o acesso desses moradores a áreas verdes.
“Vamos criar comunidades mais resilientes aos impactos do clima”, afirmou Vilsack.
Entre as cidades beneficiadas pelo projeto estão metrópoles como Nova York, Los Angeles, Houston e Miami, assim como cidades menores e comunidades no interior.