Congresso esvaziado: em época de eleição, políticos desaparecem de Brasília
Câmara permanece vazia mesmo nos dias de esforço concentrado para votação de projetos
Faltam menos de dois meses paras as eleições gerais e o Congresso Nacional está totalmente esvaziado. Quem anda pelos corredores da Câmara e do Senado tem dificuldade de achar deputados e senadores trabalhando. O motivo: em ano de eleição os políticos voltam para seus Estados e se concentram nas campanhas para tentar reeleição em outubro.
Pelo menos 407 dos 513 deputados federais (79%), por exemplo, vão tentar a reeleição em 2018. Veja foi conferir a realidade do Congresso nos meses que antecendem o pleito e encontrou os corredores mais importantes de Brasília em silêncio. A análise a aprovação de projetos durante este período só ocorre com os chamados esforços concentrados. Em acordo com todos os deputados federais, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, marcou trêrs semanas de esforços – duas já ocorreram e a terceira está marcada para setembro.
Os projetos aprovados são apenas os que têm consenso entre deputados do governo e da oposição. Os mais polêmicos vão ficar para depois das eleições ou só para 2019.