O YouFest, que foi aberto em Madri na sexta-feira e se encerra neste sábado, não é um simples festival europeu de música e artes. O evento coloca sobre o palco 50 artistas, esportistas e aspirantes que despontaram no YouTube, a plataforma de compartilhamento de vídeos do Google, e que por razões mais ou menos claras ganharam também o mundo off-line. É mais uma prova da vitalidade da vida dentro da rede.
Leia também:
Festival na Espanha reunirá artistas (e exibicionistas) que despontaram no YouTube
O evento, realizado pela primeira vez em Buenos Aires, em 2010, foi criado pelos empresários argentinos Sebastián Muller e Darío Helman e pelo espanhol Daniel Eisen Grünberg. Atrações de 15 países – inclusive o Brasil – estão na programação. “Nossa meta é levar o YouFest para o maior número possível de países. Queremos transformar o evento em um acontecimento para diversas nacionalidades: isso inclui o Brasil”, diz Helman.
A escolha das atrações do YouFest obedeceu em primeiro lugar ao critério do sucesso: a audiência dos vídeos nas redes sociais, em especial no YouTube. “Tendo isso em mente, tentamos integrar diferentes áreas, como música, esportes radicais e cinema”, diz o organizador. “Foi importante também dar diversidade do ponto de vista da nacionalidade, já que isso reflete a natureza global da cultura da internet.”
O YouFest contou, é claro, com apoio do próprio YouTube. O gigantesco site de vídeo do Google é responsável pelas ações promocionais do evento e pela estrutura técnica necessária à transmissão das apresentações em tempo real. “É incrível poder contar com tudo isso: é o primeiro festival em que as estrelas do YouTube podem encontrar seus fãs ao vivo”, diz Helman.