O perfil oficial de VEJA no Twitter acaba de alcançar mais uma marca invejável: 2 milhões de seguidores. O perfil é o primeiro pertencente a uma publicação brasileira a atingir o número. Com o feito, a conta de VEJA no microblog se mantém entre as 35 mais populares do país, considerando-se todos os perfis existentes no serviço. Em três anos e meio, os conteúdos de VEJA foram vistos mais de 26 milhões de vezes a partir do Twitter (confira no infográfico abaixo).
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Por trás do número vultoso, está o objetivo que norteia o perfil desde sua criação, em fevereiro de 2009: levar a leitores informações relevantes e em tempo real nas diversas áreas de interesse, como política, celebridades, ciência, economia, educação, esporte, internacional, saúde e tecnologia, além de conteúdos especiais em vídeo e fotos. Também por meio do perfil no Twitter, VEJA mantém um canal de interação com seus leitores, com iniciativas de colaboração reunidas na seção Conversa em Rede – que apresenta conteúdos produzidos por leitores.
O papel desempenhado pelo perfil de VEJA no Twitter merece um comentário do analista Brian Blau, da consultoria americana especializada em tecnologia Gartner. “A ascensão e a facilidade de difundir informações no microblog mostram a importância de narrar histórias em tempo real, especialmente para aquelas pessoas que estão nas ruas, conectadas a partir de seus smartphones”, diz. “Para muitas delas, o Twitter se tornou a principal fonte de informação.”
Tanto a interação com leitores como a publicação dos conteúdos são feitos a partir de uma curadoria permanente. O objetivo da seleção do que é tuitado aos seguidores é apontar o que é mais relevante, critério que permeia todo o trabalho de VEJA.
Além de ser líder no Brasil, o perfil de VEJA no Twitter se destaca entre as publicações estrangeiras. A conta está à frente, por exemplo, do diário espanhol El Pais (1,7 milhão de seguidores), do americano Washington Post (1,1 milhão) e dos britânicos Financial Times (884.000) e The Guardian (538.000).