Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Smartphones da Vivo com Firefox OS chegam em 2013

Empresa vai promover criação de aplicativos para os dispositivos

Por James Della Valle 29 jan 2013, 12h41

O presidente da Telefônica Vivo, Antônio Carlos Valente, apresentou nesta terça-feira ao público da Campus Party 2013 um dos primeiros smartphones com o sistema operacional Firefox OS – desenvolvido a partir de uma parceria com a Fundação Mozilla, a Telefónica Digital e a fabricante espanhola Geeksphone. O novo aparelho deve chegar ao país no segundo semestre 2013: a empresa promete um preço mais baixo do que o dos principais modelos presentes no mercado.

Leia também:

Campus Party 2013 quer ser ‘garagem do silício’ brasileira

Campus Party 2013 começa sem problemas

Mozilla apresenta celulares com plataforma Firefox OS

Continua após a publicidade

“Estudamos a possibilidade de criar um tipo de produto que pudesse atender a todas as classes sociais”, afirmou Valente. “Nós conhecemos o desejo do consumidor brasileiro de ter um smartphone e, por isso, queremos lançar a plataforma ainda em 2013.”

Para auxiliar na popularização do sistema, as empresas envolvidas no projeto estão a procura de parceiros para a fabricação dos aparelhos. De acordo com a Telefônica Vivo, a Sony é um parceiro estratégico para a disseminação do produto, mas isso não significa que outras companhias, como a sul-coreana Samsung, não possam produzir aparelhos baseados no Firefox OS – que tem código aberto.

A companhia trouxe ao país 174 unidades, que serão utilizadas como plataformas de desenvolvimento. Para auxiliar na divulgação entre os desenvolvedores, a Telefônica Vivo pretende realizar maratonas de programação pelo país, onde os profissionais poderão testar os dispositivos. Ainda não há uma estimativa de preços para os smartphones no país.

Valente também comentou a implantação das redes 4G no país. “Estamos trabalhando juntos com outras empresas do setor para dar conta da demanda, principalmente em grande eventos”, disse. “Estamos de acordo com o cronograma anunciado, com datas e contratos definidos com fornecedores.”

A empresa realiza testes com a rede dentro da Campus Party, mas o uso está restrito a aparelhos presentes no estande da Telefônica Vivo dentro do evento.

Continua após a publicidade

Publicidade