Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Nova linha de aparelhos da Foxconn vai adotar o Firefox OS

Maior fabricante de eletrônicos do mundo une forças com a Fundação Mozilla

Por Da Redação 28 Maio 2013, 21h09

A Fundação Mozilla e a chinesa Foxconn estão trabalhando juntas no projeto de um dispositivo móvel, informou o periódico britânico Financial Times. O objetivo do acordo é levar o sistema operacional de código aberto Firefox OS para a maior fabricante de eletrônicos do mundo.

Leia também:

Por dentro do Keon, smartphone com Firefox OS

Segundo o jornal, a Mozilla confirmou os planos, mas não divulgou detalhes sobre a plataforma, que será anunciada na próxima segunda-feira, em Taipei. Segundo especulações de mercado, o novo gadget tanto pode ser um smartphone como um tablet.

O movimento é estratégico para ambas as partes. Atualmente, a Foxconn assiste ao crescimento da Samsung como rival de peso da Apple, seu principal cliente. Já a Mozilla está fazendo sua estreia no mercado de sistemas operacionais com o Firefox OS.

“Podemos fazer a diferença se conquistarmos ao menos 10% do mercado”, afirmou Gong Li, responsável pelas operações da Mozilla na Ásia. Fabricantes chinesas como ZTE e TCL já anunciaram que lançarão em breve smartphones Firefox. Sony, LG e Huawei também demonstraram interesse no sistema operacional alternativo.

Segundo uma fonte da Mozilla, os aparelhos produzidos em conjunto com a Foxconn poderão ser distribuídos por marcas de varejo ou operadoras de telefonia móvel. De acordo com Gong Li, América Móvil, Telefónica e outras 18 operadoras oferecerão smartphones Firefox a partir de julho deste ano.

Continua após a publicidade
Publicidade