Clique e assine a partir de 8,90/mês

Nasdaq pode ser multada por falha em IPO do Facebook

Sanção seria de 5 milhões de dólares. Bolsa de tecnologia pagaria 62 milhões de dólares adicionais a investidores prejudicados

Por Da Redação - 6 fev 2013, 18h00

A Nasdaq, bolsa de valores das empresas de tecnologia dos Estados Unidos, negocia com a Justiça americana um acordo para encerrar o processo acerca do episódio da oferta pública inicial de ações (IPO) do Facebok, realizada em maio de 2012. A entrada da rede social na bolsa de valores, uma das operações mais esperadas daquele ano, sofreu com erros técnicos que levantaram ao atraso na abertura do pregão, causando prejuízos a investidores. Por isso, a Nasdaq enfrentou uma investigação de oito meses, que procurou explicar a origem das falhas, que custaram cerca de 500 milhões de dólares aos bolsos dos investidores.

Leia também

Facebook faz maior IPO de tecnologia da história

Ações do Facebook despencam 9% em um dia na bolsa

Ações do Facebook atingem nova cotação mínima na Nasdaq

Continua após a publicidade

Ações do Facebook caem com fim de acordos de bloqueio

Ações do Facebook atingem novo patamar mínimo

De acordo com o Wall Street Journal, fontes relacionadas ao caso informaram que os órgãos reguladores dos Estados Unidos poderão multar a Nasdaq em até 1% do valor total do prejuízo. Além disso, a administração da bolsa de tecnologia disse que pretendente oferecer 62 milhões de dólares aos investidores prejudicados no processo. “Acreditamos que a companhia está agindo de forma apropriada e pensando nos interesses de seus investidores”, afirmou um porta-voz da Nasdaq em comunicado oficial.

No dia 18 maio, quando foram ofertadas na bolsa, as ações da rede social atingiram um valor máximo de 38 dólares. No entanto, nos meses seguintes, o preço dos papéis caiu para patamares inferiores a 20 dólares. Hoje, varia entre 25 e 33 dólares.

(Com AFP)

Continua após a publicidade
Publicidade