Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Microsoft lança Windows 8, maior renovação em 17 anos

Sistema operacional vai rodar em computadores pessoais e tablets e prioriza uso de aplicativos e navegação com ajuda de caneta especial

A Microsoft apresenta no início da tarde desta quinta-feira, em Nova York, o Windows 8, nova versão do sistema operacional da gigante do software para computadores e tablets. A companhia afirma que o sistema representa a maior renovação na linha desde o Windows 95. O programa, que estará à venda nesta sexta-feira, coloca a empresa de vez na briga pelo segmento de tablets e smartphones.

O sistema tem visual totalmente renovado, que prioriza o uso de aplicativos e a navegação com ajuda de uma caneta digital, que se junta a teclado e mouse. O objetivo é alimentar computadores pessoais e tablets e, assim, concorrer com rivais como Apple e Samsung, que utiliza sistema Android, do Google.

O programa incorpora ainda conexão permanente com a internet. Dessa forma, pretende fazer com que todos os dados possam ser armazenados automaticamente na nuvem para posterior acesso a partir de qualquer lugar do mundo.

A empresa fez uma apresentação prévia do sistema nesta segunda-feira em Xangai, na China. No mesmo dia, lançou seu próprio tablet, o Surface, que roda com outro sistema, o Windows RT. O tablet apresenta novidades em relação a concorrentes, como portas USB, teclado integrado para produzir conteúdos instantaneamente e uma base de apoio.

(Com agência EFE)