O Google está em negociação com gravadoras para criar uma loja de downloads de música rival do iTunes, da Apple.
O vice presidente de engenharia do Google, Andy Rubin, uma das principais cabeças por trás do sistema Android para smartphones, tem liderado conversas com as gravadoras para determinar como seria o serviço de música do Google. Rubin espera que o serviço esteja funcionando até o natal.
A Apple começou a vender música há sete anos e sua loja iTunes dominou 69% do mercado americano de música digital no primeiro semestre de 2009, de acordo com o Grupo NPD, que faz pesquisas de mercado.
A indústria musical tem expectativa de se beneficiar da disputa entre a Apple e o Google, curiosos para saber qual será o efeito da competição com o iTunes. As empresas são rivais em uma série de áreas, incluindo serviços de filmes e seriados on-line, smartphones e software.
“Finalmente, temos uma entidade com alcance e recursos suficiente para competir com o iTunes, associando a compra de músicas à busca e à plataforma Android”, disse à Reuters um executivo de gravadora que não quis ser identificado.
As gravadoras têm se preocupado cada vez mais com o controle que a Apple tem para determinar o preço das músicas e o formato dos arquivos.
“Através dos dados do YouTube e das buscas, o Google tem como saber do que as pessoas estão procurando e consumindo”, disse Simon Wheeler, dirigente do selo de música independente Beggars Banquet, de Londres. O Google anunciou no mês passado que 200.000 celulares com Android são vendidos por mês.
Tanto o Google quanto a Apple compraram empresas que permitem escutar música por streaming, criando a expectativa de que suas lojas contarão com esse tipo de serviço.