Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Google+ leva envio automático de fotos para PC e Mac

Recurso, disponível desde o início de 2012 para dispositivos móveis, agora faz parte do aplicativo Picasa

O Google disponibilizou nesta segunda-feira uma atualização para o aplicativo Picasa que permite o backup automático de fotos do computador para o Google+. Após instalar a nova versão, os usuários de Mac e computadores com sistema operacional Windows poderão ativar o novo recurso, que envia as imagens armazenadas em determinadas pastas para a rede social automaticamente. O lançamento faz parte da estratégia da empresa para manter os usuários mais tempo conectados à rede social.

Leia também:

Gigantes da web também falham e incomodam muita gente

Ferramentas para tratar suas imagens na web

Onde armazenar suas fotos na internet

Para ativar o novo recurso, os usuários do Picasa para Windows e Mac OS precisam baixar uma atualização por meio do site oficial. Depois de instalada, basta configurar o recurso Google+ Auto Backup. É preciso selecionar quais pastas do computador terão as fotos enviadas para a rede social. Além disso, o usuário pode ativar o recurso para fazer backup das imagens do cartão de memória da câmera, uma vez que ele esteja conectado à máquina.

O programa pode enviar as fotos em sua resolução original para a rede social. Contudo, elas ocuparão parte do espaço disponível no Google Drive, serviço de backup em nuvem do Google. Há uma opção que permite o envio ilimitado de fotos, mas elas terão seu tamanho reduzido automaticamente para até 2.048 pixels. Isso permite que o usuário mantenha o espaço em nuvem do Google Drive disponível para outros tipos de arquivo.

De acordo com o Google, todas as fotos enviadas automaticamente pelo Picasa para o Google+ são, por padrão, privadas. Ou seja, a menos que o usuário altere as configurações de privacidade, nenhum outro usuário pode ver as fotos enviadas à rede social, apesar de elas estarem associadas ao perfil. Para localizar as fotos enviadas a partir do computador, basta digitar a hashtag #desktop na busca de fotos do Google+.

Dispositivos móveis – O novo recurso não é novidade para quem usa o Google+ no iPhone e iPad ou em dispositivos móveis com o sistema operacional Android. Desde o início de 2012, a empresa já oferece o recurso integrado ao aplicativo da rede social. Para fazer o backup automático de fotos tiradas com a câmera do aparelho, basta ativar o backup automático por meio do menu de configurações.