O Facebook anunciou na noite de quarta-feira, durante um evento na sede da empresa, em Palo Alto, na Califórnia, um novo recurso chamado Facebook Places. O serviço permitirá que todos os usuários do site indiquem suas localizações geográficas e compartilhem a informação com sua rede de amigos.
O novo recurso funcionará apenas nos Estados Unidos, mas a expectativa é de que o serviço chegue a outros países em breve.
A ferramenta é similar ao Foursquare, um dos serviços de geolocalização mais populares da web. O grande diferencial do Facebook Places, no entanto, é que ele oferecerá a oportunidade dos usuários “taguearem” os amigos com quem estão no momento da atualização de perfil.
Para evitar problemas de controle de privacidade, uma constante no histórico do Facebook, o recurso informará à pessoa “tagueada” que ela foi marcada em um determinado local, ao lado de um amigo de sua rede. Todas os cadastrados, a exemplo do que já ocorre com as fotos, poderão excluir as tags de geolocalização.
Outro cuidado da companhia diz respeito ao nível de compartilhamento de dados. As informações de localização somente estarão disponíveis àqueles que têm autorização de acesso na íntegra ao seu perfil.
Além de divulgar o ponto geográfico onde está determinado usuário, o novo serviço vai interagir com mapas e com a ferramenta “Curtir”.
O serviço foi anunciado oficialmente no blog da empresa. Michael Sharon, gerente de produtos da ferramenta, começou o seu post com o título: “Quem, o quê, quando e agora…onde”.
O recurso está disponível aos usuários americanos a partir dessa quarta-feira. Assista abaixo ao vídeo conceitual da ferramenta: