O iPhone é o número um quando o assunto é satisfação do cliente, sugere um novo estudo desenvolvido pela ChangeWave. A pesquisa também apontou o Milestone como o aparelho responsável pela segunda maior parcela de pessoas felizes, usuárias do sistema operacional Android.
A ChangeWave, empresa americana focada no desenvolvimento de levantamentos, entrevistou 1.009 donos de smartphones nos Estados Unidos e descobriu que 77% dos usuários de iPhone estão muito satisfeitos com seus celulares. A Motorola aparece em segundo lugar, com um nível de satisfação de 64%.
Em comparação, 51% dos donos de HTC e 46% dos donos de Blackberry disseram estar contentes com suas aquisições, segundo a pesquisa, divulgada nesta semana.
Entre os modelos específicos, os compradores do iPhone 3GS estão mais satisfeitos do que os donos do antigo 3G.
Para a Motorola, o modelo Milestone é o responsável pelo alto número de clientes contentes entrevistados pela ChangeWave.
A pesquisa também analisou qual sistema operacional é o predileto entre os clientes de celular. De acordo com estudo, o iPhone OS foi quem registrou a melhor marca, com 71% de aprovação entre os entrevistados. O Android, sistema operacional do Google, ocupa o segundo lugar, com 67%.
Os aspectos utilizados pelos donos de celulares como parâmetro para medir o grau de satisfação foram os aplicativos, facilidade de uso, acesso à internet e mapas.
Problemas também foram apontados durante o estudo. Segundo os usuários de iPhone, o acordo com a AT&T, a vida útil da bateria e o fato do telefone não ser multifuncional são alguns dos fatores que mais irritam no aparelho. Entre as reclamações do donos do Milestone estão a vida útil da bateria, a tela sensível ao toque e algumas funcionalidades gerais do dispositivo.
A ChangeWave realizou a pesquisa entre os dias 21 de abril e dois de maio.