Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Brasileiros compram cinco tablets a cada minuto

Venda do dispositivo no país cresceu 275% no segundo trimestre: no período, foram comercializadas pouco mais de 600.000 máquinas

Por James Della Valle
24 set 2012, 17h20
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Pouco mais de 600.000 tablets foram comercializados no Brasil durante o segundo trimestre de 2012, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira pela International Data Corporation (IDC Brasil). O número é 275% superior ao registrado pela indústria no primeiro trimestre. Atualmente, são vendidos cerca de cinco tablets por minuto no Brasil, segundo o documento.

    Publicidade

    Agora, a expectativa é que a venda de tablets chegue a 2,6 milhões de unidades até o fim deste ano. O crescimento fez com que o país saltasse do 17º para o 11º lugar no ranking mundial das nações que mais vendem tablets.

    Publicidade

    Leia também:

    Novo Kindle Fire, uma boa alternativa ao iPad

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    “Apesar da desaceleração da economia ter afetado o mercado de computadores pessoais, os tablets mantiveram o ritmo acelerado de crescimento. É um número recorde impulsionado pela grande quantidade de dispositivos com preços inferiores a 1.000 reais introduzidos no mercado”, diz Attila Belavary, analista de mercado da IDC Brasil. “O sucesso da categoria atraiu novos fabricantes, principalmente os chineses, e deu destaque a dispositivos com especificação técnica limitada.”

    Para 2013, o analista estima que o número de tablets comercializados chegue a 5,4 milhões de unidades. A estimativa se baseia no grande volume de modelos a serem disponibilizados no mercado, além de preços de entrada mais baratos – que devem atrair consumidores com orçamento mais modesto.

    Publicidade

    O estudo aponta ainda que metade dos dispostivos comercializados no Brasil tem tela de 7 polegadas; desses, apenas 20% possuem conectividade 3G. “Na hora da compra, o preço ainda é um fator determinante para o consumidor brasileiro. Daí, a escolha por esses aparelhos”, afirma Belavary.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.