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Apple Watch não é acessório fashion, diz especialista

Para Monique Vandresen, produto da companhia não será rival das marcas de relógio de luxo, mas de gadgets como as pulseiras inteligentes

Por Renata Honorato
17 set 2014, 19h19
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  • Esteticamente, o Apple Watch não é um produto inovador e por isso não deve ser tomado como um acessório fashion, capaz de competir com relógios de marcas tradicionais, como Rolex ou Omega. Essa é a opinião de Monique Vandresen, professora de moda da Universidade Estadual de Santa Catarina. Apesar do investimento no desenvolvimento de um produto de luxo, a especialista acredita que a novo dispositivo da Apple vai disputar o mercado dos gadgets, rivalizando com as pulseiras inteligentes, não com relógios de pulso.

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    Monique argumenta que, diferente do smartphone e tablet, duas categorias nas quais a companhia ditou tendências e catequizou usuários, ninguém precisa ensinar aos consumidores como usar um relógio. Por isso, é mais difícil convencer as pessoas de que o aparato tecnológico também pode ser “vestido” e exibido como uma joia. “Os modelos são bonitos e permitem diferentes combinações, mas não podemos comparar o relógio da Apple a um Rolex ou a qualquer outra marca de luxo”, diz.

    Desde o começo do projeto, a Apple investiu na ideia de criar um produto com apelo fashion. Para tanto, contratou Angela Ahrendts, ex-CEO da Burberry, e Paul Deneve, ex-CEO da Yves Saint Laurent, duas importantes grifes do mundo da moda, para integrar a equipe do Watch. Com isso, a empresa pretendeu aproximar o mundo fashion da indústria de dispositivos eletrônicos. Para o evento de anúncio do gadget, a Apple reforçou a sua estratégia. Além de blogueiros e jornalistas veteranos do setor de tecnologia, a companhia convidou também editores de revistas de moda, como Vogue, e representantes de boutiques famosas, como Colette e Webster.

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    Apesar dos esforços, a acadêmica brasileira acredita que a Apple tenha sido conservadora com o Watch ao evitar um design ousado e ao referenciar o desenho dos tradicionais relógios de pulso. Embora analistas do setor de moda no exterior tenham avaliado o design do produto como um dispositivo predominantemente masculino, para Monique ele atende também o público feminino de 45 anos, que busca modelos sóbrios e discretos. “Não sei, no entanto, se esse é o público-alvo que a Apple quer atrair com o relógio inteligente”, completa a especialista da UDESC.

    Eugene Tong, diretor da revista de moda Details, também afirma que o Apple Watch não deve substituir o relógio tradicional, mesmo sendo, na sua opinião, o wearable esteticamente mais agradável até o momento. “Eu até usaria o gadget, mas não todos os dias”, diz o executivo, em entrevista à rede CNN. Já para o analista Tyson White, da consultoria de tendências Nixon, o Watch deixa a desejar, porque não reflete o estilo pessoal dos usuários, uma característica importante dos acessórios de moda. Por isso, assim como Monique, ele acredita que o Watch vai competir com as pulseiras inteligentes.

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    https://youtube.com/watch?v=E34L1BWJP2s

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    Moto 360

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    Tela: 1,5 polegada (LCD)

    Preço: 249 dólares

    Sensores: Acelerômetro, pedômetro (contagem de passos) e monitor de batimentos cardíacos óptico

    Bateria: 24 horas 

    Carregamento: cabo personalizado

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    Sistema operacional: Android Wear 

    Funções: Acesso à previsão do tempo, informações de trânsito, agenda de compromissos, informações de voos, ligações, mensagens de texto, e-mails e mensagens instantâneas, pesquisa por voz, GPS e controle de players de música. 

    Depende do smartphone: Sim

    Lançamento: Setembro (USA) e outubro (Brasil)

     

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    LG G Watch

    Tela: 1,6 polegada (LCD)  

    Preço: 179 dólares

    Sensores: Acelerômetro

    Bateria: 24 horas

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    Carregamento: Dock personalizado (base na qual você encaixa o aparelho para carregar)

    Sistema operacional: Android Wear

    Funções: Acesso à previsão do tempo, informações de trânsito, agenda de compromissos, informações de voos, ligações, mensagens de texto, e-mails e mensagens instantâneas, pesquisa por voz, GPS e controle de players de música. 

    Depende do smartphone: Sim

    Lançamento: Julho (global)
    https://youtube.com/watch?v=Ji6eoTrjtng

    Samsung Gear S

    Tela: 2 polegadas (AMOLED)

    Preço: Não divulgado 

    Sensores: Acelerômetro, sensor de proximidade, monitor de batimentos cardíacos, barômetro e medidor de radiação ultravioleta (UV)

    Bateria: 48 horas 

    Carregamento: Dock personalizado (base na qual você encaixa o aparelho para carregar)

    Sistema operacional: Tizen

    Funções: Escrever e-mails ou mensagens de texto curtas, comandos de voz, GPS, ligações, notícias e mais de 1.000 aplicativos disponíveis na loja digital do sistema operacional (Tizen Store)

    Depende do smartphone: Não. O relógio se conecta à rede 3G através de um chip de operadora (SIM card). 

    Lançamento: Outubro (USA)   
    https://youtube.com/watch?v=Drwn4rXm-sA

    Sony SmartWatch 3

    Tela: 1,6 polegada (tipo de tela que favorece a leitura sob a luz do sol)

    Preço: 300 dólares 

    Sensores: Acelerômetro e GPS 

    Bateria: 48 horas  

    Carregamento: USB

    Sistema operacional: Android Wear 

    Funções: Acesso à previsão do tempo, informações de trânsito, agenda de compromissos, informações de voos, ligações, mensagens de texto, e-mails e mensagens instantâneas, pesquisa por voz, GPS e controle de players de música. 

    Depende do smartphone: Sim 

    Lançamento: Setembro/Outubro (USA)   

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