Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Substância presente em frutas e vegetais pode ajudar a prevenir e tratar a trombose

Em pesquisa feita com modelos animais, a rutina, um tipo de flavonoide, bloqueou proteína associada ao surgimento de coágulos sanguíneos

Um novo estudo sugere que um tipo de flavonoide, composto com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, é capaz de prevenir a formação de coágulos de sangue em pacientes com trombose. Trata-se da rutina, que é comumente encontrada em frutas, vegetais e chás, além de suplementos dietéticos. O estudo, que foi publicado nesta terça-feira no periódico Journal of Clinical Investigation, pode, além de ajudar a desenvolver novos tratamentos para trombose, contribuir para entender como os flavonoides podem prevenir outros problemas, como acidente vascular cerebral (AVC) e ataque cardíaco.

Saiba mais

TROMBOSE VENOSA PROFUNDA

É a formação de coágulos (trombos) nas veias profundas do corpo, causando uma inflamação que pode ser leve ou grave. Os trombos podem se originar nas veias profundas ou superficiais da perna. Como o sangue das pernas vai ao coração e aos pulmões, pode ocorrer uma obstrução das artérias pulmonares (embolia pulmonar). A trombose venosa profunda pode ocorrer devido a uma lesão no revestimento da veia, um aumento das chances de o sangue coagular ou a uma diminuição da velocidade do fluxo sanguíneo. Cerca de metade das pessoas com o problema não apresenta sintoma algum.

No estudo, pesquisadores do Centro Médico Beth Israel, hospital ligado à Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, realizaram experiências em modelos animais com trombose. Eles observaram a ação de uma proteína chamada dissulfeto isomerase, que está presente em todas as células do organismo. Um trabalho feito anteriormente associou a inibição de sua atividade ao bloqueio da trombose em camundongos, tornando a proteína um importante alvo na busca pelo tratamento da doença.

Os pesquisadores, a partir desses achados, buscaram encontrar substâncias que fossem capazes de inibir a ação da proteína. Após analisarem a ação de mais de 5.000 compostos em animais com trombose, eles observaram que a rutina foi aquele que se mostrou mais eficaz nessa tarefa. Segundo o estudo, a rutina inibiu o acúmulo de plaquetas nas artérias, quadro que caracteriza a formação de coágulos sanguíneos. Alimentos como maçã, frutas cítricas e cebola, entre outras frutas, legumes e também chás podem ser fontes do flavonoide.

“A rutina provou ser o modelo mais eficaz e seguro para evitar a trombose em modelos animais. Nossa descoberta sugere que um único agente pode ser capaz tratar e prevenir os coágulos associados à trombose”, diz Robert Flaumenhaft, um dos autores do estudo. De acordo com o pesquisador, o próximo passo de sua equipe será realizar testes clínicos para descobrirem se a rutina pode ser, de fato, base para novos medicamentos contra trombose.