Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Postos de saúde abrem hoje para vacinar contra sarampo e pólio

Atualmente, o país enfrenta surtos de sarampo em Roraima e no Amazonas, com 296 e 910 casos confirmados, respectivamente, em cada Estado

Por Agência Brasil Atualizado em 18 ago 2018, 09h52 - Publicado em 18 ago 2018, 09h48
  • Seguir materia Seguindo materia
  • vacinação contra polio
    Todas as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem receber as doses, independentemente de sua situação vacinal (Tomaz Silva/Agência Brasil)

    Os mais de 36 mil postos de saúde em todo o país abrem as portas hoje para o chamado Dia D de Mobilização Nacional contra o sarampo e a poliomielite. Todas as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem receber as doses, independentemente de sua situação vacinal. A campanha segue até 31 de agosto.

    Em São Paulo, a Secretaria de Estado da Saúde vai reunir a Mônica, personagem de Mauricio de Sousa e embaixadora do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) no Brasil, e o Zé Gotinha, tradicional ícone da imunização infantil no Brasil, durante o segundo ‘Dia D’ de vacinação contra sarampo e paralisia infantil (poliomielite).

    Essa ação acontece no Centro de Saúde (CS) Pinheiros, a partir das 9h30, localizada na Rua. Ferreira de Araújo, 789, na região de Pinheiros, zona oeste de São Paulo.

    Para o sarampo, todas as crianças com idade entre 1 anos e menores de 5 anos devem receber uma dose da tríplice viral – desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

    Continua após a publicidade

    Casos de sarampo

    Atualmente, o país enfrenta surtos de sarampo em Roraima e no Amazonas. Até a última terça-feira, foram confirmados 910 casos no Amazonas, onde 5.630 permanecem em investigação. Em Roraima, são 296 casos confirmados e 101 em investigação.

    Há ainda, de acordo com o Ministério da Saúde, casos isolados e relacionados à importação nos seguintes estados: São Paulo (um), Rio de Janeiro (14); Rio Grande do Sul (13); Rondônia (um); e Pará (dois). A Secretaria de Saúde de Pernambuco também confirmou ontem (17) dois casos de sarampo.

    Até o momento, no Brasil, foram confirmadas seis mortes por sarampo, sendo quatro no estado de Roraima (três de estrangeiros e uma de brasileiro) e duas no Amazonas (de brasileiros).

    Continua após a publicidade

    Veja a seguir algumas das principais perguntas e respostas relacionadas à campanha, com base em informações divulgadas pelo Ministério da Saúde:

    Quando e onde ocorre a campanha?

    Entre 6 e 31 de agosto, com o Dia D agendado para 18 de agosto, em postos de saúde de todo o país.

    Qual o foco da campanha?

    Crianças com idade entre 1 ano e 5 anos incompletos (4 anos e 11 meses).

    Crianças que já foram vacinadas anteriormente devem ser levadas aos postos?

    Sim. Todas as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem comparecer aos postos. Quem estiver com o esquema vacinal incompleto receberá as doses necessárias para atualização e quem estiver com o esquema vacinal completo receberá outro reforço.

    Qual a vacina usada contra a pólio?

    Crianças que nunca foram imunizadas contra a pólio vão receber a vacina inativada poliomielite (VIP), na forma injetável. Crianças que já receberam uma ou mais doses contra a pólio vão receber a vacina oral poliomielite (VOP), na forma de gotinha.

    Qual a vacina usada contra o sarampo?

    A vacina contra o sarampo usada na campanha é a tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. Todas as crianças na faixa etária estabelecida vão receber uma dose da tríplice viral, independentemente de sua situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

    Adultos participam da campanha?

    Não. A campanha tem como foco crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos.

    Mesmo não sendo foco da campanha, adultos precisam de alguma das duas doses?

    Sim. Conforme previsto no Calendário Nacional de Vacinação, adultos com até 29 anos que não tiverem completado o esquema na infância devem receber duas doses da tríplice viral e adultos com idade entre 30 e 49 anos devem receber uma dose. O adulto que não souber sua situação vacinal deve procurar o posto de saúde mais próximo para tomar as doses previstas para sua faixa etária.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.