Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Casos de Covid-19 registram crescimento de 140% em São Paulo

Preocupação é pelo disparo de diagnósticos positivos após o Carnaval. Impacto deve ser menor do que em anos anteriores, graças à vacinação

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 7 Maio 2024, 17h20 - Publicado em 12 fev 2024, 11h58
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Nas duas últimas semanas, os casos positivos de Covid-19 registraram um aumento de 140% em São Paulo. É o que informa a plataforma SP Covid-19 Infotracker, desenvolvida por pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) e da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), nesta segunda-feira, 12.

    Os hospitais e laboratórios também tiveram crescimento de testes com diagnósticos positivos para a Covid-19, com um índice de 26% em janeiro de 2024, o dobro do número registrado em janeiro de 2023, com 13%. O mais recente Boletim InfoGripe da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), divulgado na última quinta-feira, 8, também aponta alta de novos casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) associados à Covid-19, principalmente entre crianças, adolescentes e adultos jovens em várias regiões do país.

    Vírus ainda circula

    Segundo o painel da Secretaria Municipal de Saúde, a média móvel por semana pulou de 168 casos no dia 21 de janeiro para 404 em 4 de fevereiro. A preocupação é que após o Carnaval a doença avance exponencialmente e tenha um disparo no número de casos, como já aconteceu em anos anteriores. O impacto de gravidade, porém, deve ser menor graças à vacinação.

    De qualquer forma, apesar do fim da emergência sanitária em 2023, o Ministério da Saúde recomenda que as medidas de proteção para a Covid-19, que incluem uso de máscara e higienização das mãos, continuem sendo seguidas.

    Em especial nesta época de Carnaval, em que é comum a formação de aglomerações, que facilitam a transmissão do vírus, que permanece circulante – atenção maior para a subvariante da ômicron JN.1, detectada pela primeira vez no Brasil em setembro de 2023 e hoje a maior responsável pelos diagnósticos positivos nos Estados Unidos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.