Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Incidente nacional é declarado após poliovírus ser achado em Londres

Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido detectou causador da poliomielite em rede de esgoto das regiões norte e leste da cidade

Por Paula Felix Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 jul 2022, 17h04 - Publicado em 23 jun 2022, 19h38

A Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido (UKHSA, na sigla em inglês) declarou incidente nacional nesta quarta-feira, 22, após encontrar poliovírus, causador da poliomielite, em amostras de esgoto das regiões norte e leste de Londres, na Inglaterra, coletadas entre fevereiro e maio. De acordo com a entidade, foi encontrado o poliovírus tipo 2 derivado da vacina que, em casos raros, pode levar a eventos graves, como a paralisia nas pernas, que pode ser permanente. O poliovírus selvagem é considerado endêmico apenas no Paquistão e no Afeganistão atualmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O vírus da pólio apareceu durante a vigilância de rotina, que costuma encontrar um a três poliovírus ligados à vacinação em amostras de esgoto por ano. Eles geralmente estão relacionados a pessoas que receberam vacina oral com vírus vivo atenuado.

“A detecção sugere que é provável que tenha havido alguma disseminação entre indivíduos intimamente ligados no norte e leste de Londres e que agora eles estão eliminando a cepa de poliovírus tipo 2 em suas fezes”, informou, em nota, a agência. A UKHSA disse ainda que nenhum caso associado de paralisia foi relatado e que investigações estão sendo realizadas para verificar se há transmissão comunitária do vírus. O Reino Unido foi declarado livre da doença em 2003.

No status de incidente nacional, os profissionais de saúde são orientados a notificar imediatamente casos de suspeitos de paralisia flácida aguda e mielite (inflamação da medula espinhal) flácida aguda. Os sintomas a serem observados são episódios de rápido início de “fraqueza das extremidades do indivíduo, muitas vezes incluindo fraqueza dos músculos da respiração e deglutição, progredindo para gravidade máxima em dez dias”, segundo comunicado.

Outra medida é aumentar a cobertura vacinal contra a poliomielite, forma mais eficaz de evitar a disseminação do vírus e suas consequências, principalmente para a população infantil.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.