Último mês: Veja por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Fiocruz alerta para aumento de casos de Covid-19 entre os mais jovens

Instituição afirma que cresceu o número de casos entre pessoas de 30 a 59 anos; mortalidade segue concentrada em faixas mais velhas

Por Julia Braun Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 27 mar 2021, 09h23

O Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) afirmou em boletim divulgado nesta sexta-feira, 25, que os dados mais recentes da evolução do coronavírus no Brasil apontam para o aumento dos casos da doença entre os mais jovens.

“O país se encontra em uma situação de colapso do sistema de saúde, ao mesmo tempo que a pandemia vem ganhando novos contornos afetando faixas etárias mais jovens: 30 a 39 anos, 40 a 49 anos e 50 a 59 anos”, aponta a Fiocruz.

Ao analisar os dados para essas faixas etárias, os pesquisadores observaram um aumento de casos de 565,08% (30 a 39 anos), 626% (40 a 49 anos) e 525,93% (50 a 59 anos) entre 7 e 13 de março. A tendência foi notada pela primeira vez em novembro de 2020.

A instituição diz que essa mudança ainda é inicial, mas um de seus efeitos é a contribuição para manutenção do cenário crítico na ocupação de leitos hospitalares. “Por se tratar de população com menos comorbidades – e, portanto, com evolução mais lenta dos casos graves e fatais, demanda frequentemente uma permanência por maior tempo em internação em terapia intensiva”, disse o Observatório.

Continua após a publicidade

Os pesquisadores afirma ainda que foi sobretudo a explosão dos casos entre os adultos – e não de mortes – que os levou a falarem em “novo contorno” e rejuvenescimento da pandemia. Apesar do deslocamento da incidência de casos para faixas mais jovens, a mortalidade segue concentrada em faixas mais velhas.

Diante desse novo cenário, os especialistas defendem a adoção de dois grupos de medidas interconectados. No primeiro grupo, as medidas urgentes, que envolvem bloqueios ou lockdowns, acompanhados de respostas na ampliação da oferta de leitos com qualidade e segurança, bem como prevenção do desabastecimento de medicamentos e insumos. No segundo grupo, as medidas de mitigação, com o objetivo reduzir a velocidade da propagação. Estas medidas deverão ser combinadas em diferentes momentos e a depender da evolução da pandemia no país até que  se tenha 70% da população vacinada.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.