Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Covid-19: As curvas de casos e mortes por dia no Brasil

Levantamento de VEJA calcula a média móvel semanal de contaminação do novo coronavírus no país, nas cinco regiões, e em todos os estados e capitais

Por Alexandre Senechal e Thais Gesteira Atualizado em 20 abr 2021, 18h28 - Publicado em 13 jul 2020, 20h42

A pandemia no Brasil do novo coronavírus ainda não dá sinais de que está próxima de terminar. Tampouco pode ser analisada de uma única forma em um país com dimensões continentais. Por isso, VEJA faz um levantamento para identificar a média móvel semanal de casos e mortes no país e nas suas cinco regiões geográficas: estamos em um cenário de evolução, estabilização ou de queda de incidência da doença?

A média móvel semanal é calculada a partir da soma do número de casos e mortes nos últimos sete dias, dividida por sete, número de dias do período contabilizado – o que permite uma melhor avaliação ao anular variações diárias no registro e envio de dados pelos órgãos públicos de saúde, problema que ocorre principalmente aos finais de semana. O valor final, comparado com as últimas semanas e meses, dá uma noção mais ampla do aumento ou diminuição do contágio.

Os gráficos abaixo mostram a evolução diária da média móvel no Brasil, nas cinco regiões geográficas, nos 26 estados da Federação (mais o Distrito Federal) e nas 27 capitais do país.

Nos últimos dados disponibilizados, nesta terça, dia 20, o Ministério da Saúde registrou 69.381 novos casos e 3.321 novas mortes nas últimas 24 horas. No total, são 14.043.076 casos e 378.003 óbitos confirmados em todo o território nacional. Na média móvel, são 63.297 casos e 2.797 de mortes.

Confira a média móvel da pandemia da Covid-19 no Brasil, nas cinco regiões do país e em todos os Estados:

Confira a média móvel da pandemia da Covid-19 nas 27 capitais brasileiras, separadas em suas regiões*:

Continua após a publicidade
Publicidade