Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Coronavírus: remédio traz bons resultados iniciais, indica estudo

Pesquisa divulgada em jornal inglês testou o remdesivir em pacientes em estado grave

Por Da Redação Atualizado em 30 jul 2020, 19h25 - Publicado em 11 abr 2020, 11h50

O uso do remédio remdesivir no tratamento de pacientes graves com Covid-19 mostra bons resultados em uma análise inicial, aponta estudo publicado no New England Journal of Medicine. Ao lado da cloroquina e da hidroxicloroquina, exaltados com frequência pelo presidente Jair Bolsonaro, o medicamento tem sido estudado como uma possível arma contra a ameaça.

Os pesquisadores acompanharam 53 pessoas, nos Estados Unidos, na Europa e no Canadá, hospitalizadas após crises respiratórias. Metade desse grupo já usava ventilação mecânica. Todos eles foram medicados com remdesivir, do laboratório Gilead Sciences, por dez dias. Após 18 dias, 68% dos pacientes tiveram melhora no estado de saúde; dezessete se livraram da ventilação mecânica. No total, 13% morreram.

“Não podemos tirar conclusões definitivas a partir dessas informações, mas a observação desse grupo de paciente nos deixa esperançosos”, afirma Jonathan Grein, diretor de centro de epidemiologia em Los Angeles, em nota divulgada pelo laboratório. A empresa providenciou o remédio e ajudou a analisar os resultados.

Para cientistas, os resultados devem ser encarados com cautela. “Não é possível saber o que teria acontecido com os pacientes se eles não tivessem usado o remédio”, afirma Stephen Evans, professor de epidemiologia na London School of Hygiene & Tropical Medicine, ao site da Bloomberg.

Outros estudos estão em curso para avaliar os benefícios do remdesivir no tratamento de Covid-19, doença que já matou 100 mil no mundo. O próprio laboratório patrocina dois deles. Ainda é preciso saber se o remédio é seguro e eficiente, por quanto tempo ele deve ser usado e em que estágio do tratamento deve ser aplicado.

Em um tira-dúvidas, confira respostas para uso de cloraquina e outros medicamentos em testes contra a Covid-19.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.