Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Coronavírus: Brasil tem oito casos confirmados, dois por transmissão local

Suspeitas totalizam 636 pacientes; Há um caso no DF aguardando a contraprova

Por Da Redação Atualizado em 5 mar 2020, 17h52 - Publicado em 5 mar 2020, 16h27

O balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta quinta-feira, 5, atualizou para oito o número de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus no Brasil.

São seis casos em São Paulo, um no Rio de Janeiro e outro no Espírito Santo. Este último diz respeito a uma mulher de 37 anos que viajou para a Itália. O caso no Rio de Janeiro corresponde a uma mulher de 27 anos que viajou para Itália e Alemanha entre 9 e 23 de fevereiro. Ela apresentou febre, tosse, coriza e falta de ar. O atendimento médico ocorreu no dia 2 de março, já no Brasil.

Outros 636 pacientes têm quadros suspeitos e devem passar por análises clínicas.

Dois dos casos confirmados em São Paulo ocorreram por meio de transmissão local, após contato com o primeiro paciente diagnosticado com coronavírus no Brasil, um homem de 61 anos. Um deles é familiar e esteve presente em um almoço onde participaram cerca de outras 30 pessoas. “O vírus não está produzindo doentes que nós não conseguimos identificar a fonte. Todos os casos confirmados têm histórico de viagem ou histórico de contato com casos confirmados”, afirmou o secretário de vigilância em saúde Wanderson de Oliveira.

A jovem de 13 anos que tem o único quadro confirmado sem qualquer sintomas, não está em isolamento. “Pode ir à escola, vida que segue”, disse Wanderson de Oliveira. De acordo com o Ministério, a menina têm pouca chances de infectar outras pessoas, por conta de sua baixa carga viral.

Mais um caso, no Distrito Federal, aguarda a contraprova para a confirmação da infecção. O primeiro teste, feito em um hospital privado, deu positivo. Trata-se de uma mulher de 52 anos que viajou para Inglaterra e Suíça. Ela está internada. Se o quadro for confirmado, será a primeira paciente da qual o vírus não foi importado da Itália.

  •  

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade