O balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta terça-feira, 3, atualizou para 488 o número de pessoas suspeitas de contaminação pelo novo coronavírus no Brasil. Na segunda, o levantamento apontava para 433 casos em análise. Dois brasileiros que viajaram para a Itália tiveram a infecção confirmada.
O estado com maior número de casos suspeitos é São Paulo, com 130 pacientes sob investigação. Rio Grande do Sul (82); Rio de Janeiro (62) e Santa Catarina (43) estão entre os que possuem mais registros. Apenas quatro estados não têm casos registrados: Acre, Amapá, Roraima e Tocantins.
São, no total, 88 948 casos confirmados em todo o mundo. Há 64 países afetados (seis deles registraram seus primeiros casos de ontem para hoje).
Os dois homens infectados com o coronavírus moram em São Paulo. O paciente que teve o diagnóstico positivo no último sábado chegou de viagem da Itália em 27 de fevereiro e trabalha na XP Investimentos. Ele chegou a comparecer ao escritório no mesmo dia 27.
O homem foi atendido pelo Hospital Israelita Albert Einstein nesta sexta-feira, quando fez o exame para a doença e relatou que havia tido febre e dores muscular e de cabeça. O paciente está em isolamento domiciliar, uma vez que o quadro clínico é leve e estável.
O homem teve contato apenas com a esposa, que não apresentou sintomas da infecção, mas também está em isolamento domiciliar. Já o primeiro paciente confirmado com o Covid-19 tem 61 anos e chegou ao Brasil no dia 21 de fevereiro vindo de Milão, após viagem a trabalho para a Lombardia. Os dois homens infectados não possuem vínculo entre si.