Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Conheça os oito alimentos que fortalecem a imunidade

Um sistema imunológico forte é essencial para afastar doenças e problemas de saúde. Além de bons hábitos, alguns alimentos ajudam a fortalecer a imunidade

O sistema imunológico é o responsável pela proteção do nosso organismo contra as doenças. Trata-se de uma barreira formada por milhões de células de diferentes tipos e com diversas funções. Entre elas, estão os anticorpos, organismos responsáveis por eliminar a ameaça causada por invasores externos como vírus, bactérias, protozoários, fungos e até agentes químicos, como venenos. Quando alguma parte desse sistema começa a falhar, os anticorpos não são mais produzidos na quantidade certa ou se tornam incapazes de nos proteger corretamente. Por isso, o corpo fica vulnerável a uma série de doenças.

Alguns dos sinais de que a imunidade não vai bem são herpes, queda de cabelo, unhas fracas, resfriados, candidíase – nas mulheres – e, principalmente, infecções. “Não há regra nos sintomas. Eles vão depender do órgão que estiver mais sensível: se forem as vias respiratórias podem aparecer resfriados e gripes”, afirma o médico Renato Kfouri, membro da Academia Brasileira de Imunologia.

Quando algumas dessas coisas começarem a aparecer, é hora de prestar atenção no que pode estar causando as brechas na imunidade. Mas, afinal, como fortalecer o sistema imunológico para evitar esses problemas? Para ter uma imunidade de ferro é preciso dormir bem, manter conexões sociais, não exagerar no álcool, fazer exercícios, evitar o stress e alimentar-se bem.

Ter uma alimentação balanceada, rica em nutrientes e minerais é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo e para a manutenção do sistema imunológico. Afinal, nosso corpo precisa de energia para alimentar suas defesas imunológicas. Diante disso, a rede americana CNN listou oito alimentos que podem ajudar a turbinar a sua imunidade.