Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Com mais doses da Fiocruz e insumo para o Butantan, vacinas devem avançar

Segundo Bolsonaro, 18 milhões de doses da vacina da Fiocruz deverão ser entregues até o fim do mês; Butantan receberá nessa segunda uma nova remessa de IFA

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 19 abr 2021, 00h34 - Publicado em 18 abr 2021, 20h22
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Butantan deve entregar menos da metade das vacinas previstas para maio
    A CoronaVac foi a primeira vacina contra a Covid-19 a começar a ser aplicada no Brasil -  (Carl de Souza/AFP)

    Na corrida da vacina, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro, e o Instituto Butantan, em São Paulo, devem acelerar às entregas de doses dos imunizantes ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) em abril. O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse neste domingo, 18, em uma rede social, que a Fiocruz entregará 18 milhões de dosas da vacina Oxford/AstraZeneca até o final do mês, sendo a primeira parte dessas doses, 4,6 milhões, entregues nesta semana.  Já o Butantan deve receber nesta segunda uma remessa do  IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo), que será usado para a produção de 5 milhões de doses.

    O voo com os insumos para a fabricação da Coronavac no Brasil deve trazer e 3.000 litros de IFA . A aeronave deverá pousar no período da manhã, no Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo. A carga já era para ter sido entregue, mas ocorreu um atraso, forçando o Butantan a pausar a sua produção por falta da matéria-prima.

     

    Novas doses

    Na última quarta-feira, o Instituto Butantan entregou um milhão de doses da CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. Com esse novo lote, o Butantan já disponibilizou 40,7 milhões de doses ao PNI. A soma é correspondente a 88,4% de 46 milhões de doses contratadas pelo governo federal que deverão ser entregues até o fim do mês. Um segundo contrato prevê a entrega de mais 54 milhões de doses até o final de setembro.

    Já a Fiocruz já havia entregue 2,8 milhões de doses, que se somaram a outras 2,2 milhões de doses já entregues na última quarta-feira, 14. Além das 4,6 milhões de doses que devem ser entregues ao Ministério da Saúde nessa semana, são esperadas mais 6,7 milhões na seguinte. Nos próximos meses, a entrega deve crescer. De acordo com o presidente, a Fiocruz deve entregar 110 milhões de doses de imunizante contra o coronavírus no segundo semestre este ano.

    *Com informações da Agência Brasil

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.