Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Brasil ultrapassa Turquia e outros países que também usam CoronaVac

Quase um mês após o início da vacinação, país já aplicou mais de 4,5 milhões de doses, sendo a maior parte do imunizante do Instituto Butantan

Por Giulia Vidale Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 mar 2021, 13h50 - Publicado em 14 fev 2021, 18h25
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Primeira vacinada contra a Covid-19 no Brasil
    Nurse Monica Calazansis (C) is inoculated with the CoronaVac Sinovac Biotech's vaccine against COVID-19 coronavirus as Sao Paulo Governor Joao Doria (L) looks on at Clinicas hospital in Sao Paulo, Brazil on January 17, 2021. - Brazil's Anvisa health regulator gave emergency approval on January 17, 2021 for its first two coronavirus vaccines as the country gears up to roll out a mass inoculation campaign amid a devastating second epidemic wave. It authorized AstraZeneca and Oxford University's Covishield shot as well as China's CoronaVac for use in the country where the Covid-19 death toll now exceeds 209,000, Anvisa announced. (Photo by NELSON ALMEIDA / AFP) - (Nelson Almeida/AFP)

    O Brasil começou a vacinação em massa da população no dia 17 de janeiro, logo após a aprovação pela Anvisa do uso emergencial dos imunizantes de Oxford-AstraZeneca, da Fiocruz, e da CoronaVac, do Instituto Butantan. Na primeira semana, o país avançou a passos lentos, ficando atrás da Turquia, que também utiliza a CoronaVac, mas a tendência logo foi invertida.

    A Turquia iniciou sua campanha de imunização contra a Covid-19 em 14 de janeiro, cerca de três dias antes do Brasil. Fahrettin Koca, o ministro da Saúde local, foi o primeiro cidadão turco a receber a vacina chinesa. Até 23 de janeiro, a Turquia estava bem a frente do Brasil na vacinação, com 1,23 milhão de doses aplicadas, contra apenas  537.774 segundo dados da plataforma Our World in Data. O Brasil ultrapassou definitivamente a Turquia apenas em 2 de fevereiro e manteve-se a frente desde então.

    Até quarta-feira, 10, o país havia aplicado 2,8 milhões de doses do imunizante. No Brasil, 4,12 milhões de doses haviam sido aplicadas na mesma data. No entanto, no que diz respeito a doses por 100 pessoas, a Turquia está a frente do Brasil: 3,31 contra 1,94, também de acordo com dados reunidos pelo Our World in Data.

    Vale lembrar que desde 23 de janeiro, o Brasil também passou a usar a vacina de Oxford-AstraZeneca, distribuída Fiocruz, após a chegada de um lote de 2 milhões de doses da Índia. Mas, até o momento, a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em solo brasileiro, ainda é a principal vacina distribuída no país. A cada 100 doses entregues ao Ministério da Saúde, 83 são da CoronaVac e apenas 17 são da vacina de Oxford.

    O Ministério da Saúde não divulga quantas doses de cada vacina já foram aplicadas no país, mas sabe-se que das 10.900.120 doses disponibilizadas aos estados até quinta-feira, 11 de fevereiro, 8.900.120 foram fornecidas pelo Instituto Butantan e 2.000.000 pela Fiocruz. Essa quantidade inicial é suficiente para vacinar 6.450.060 brasileiros, já que metade das doses do Butantan (4.450.060) devem ser reservadas para aplicação da segunda dose, segundo diretrizes do Ministério da Saúde.

    Continua após a publicidade

    Outros países que já começaram a aplicar a CoronaVac são China, Indonésia e Chile. Destes, a China está em primeiro lugar absoluto no número de doses aplicadas: 40,52 milhões. Entretanto, eles também usam outros imunizantes além da CoronaVac. A Indonésia, que no momento usa apenas o imunizante desenvolvido pela Sinovac, já aplicou 1,25 milhão de doses. O Chile, vem em último, com apenas 1,07 milhão de doses aplicadas, embora também utilize o imunizante da Pfizer-BioNTech.

    Confira os números da vacinação nos estados e no país atualizados neste domingo, 14, às 18 horas:

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.