Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Apenas 5,5% das crianças de 3 e 4 anos completaram vacinação contra Covid

Até junho, Brasil registrava uma média de duas mortes diárias entre crianças menores de 5 anos, segundo coordenadora do Observa Infância

Por Paula Felix Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 16 nov 2022, 15h41
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um novo levantamento realizado pelo Observatório de Saúde na Infância, o Observa Infância, e divulgado nesta quarta-feira, 16, mostrou dados alarmantes sobre a cobertura vacinal contra a Covid-19 de crianças de 3 e 4 anos: apenas 5,5% dessa população está completamente imunizada, ou seja, com as duas doses da CoronaVac. A vacina, do Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, foi autorizada para o público pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em julho deste ano. O observatório é uma iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (Unifase).

    “O atraso na vacinação infantil contra a Covid-19 é preocupante, uma vez que, até junho de 2022, o Brasil registrava uma média de duas mortes diárias entre crianças menores de 5 anos”, alertou, em nota, Patricia Boccolini, coordenadora do Observa Infância.

    Crianças com menos de 5 anos estão liberadas para receber o imunizante pediátrico da Pfizer, aprovado pela Anvisa em setembro, mas a distribuição de doses, iniciada na semana passada pelo Ministério da Saúde, terá como foco apenas as crianças com comorbidades. “Desde a aprovação da Pfizer pediátrica pela Anvisa, em 16 de setembro, 26 crianças menores de 5 anos já morreram em decorrência da doença, o equivalente a dois óbitos a cada três dias”, completa Patricia.

    Os dados foram coletados na plataforma Vacinômetro Covid-19, do Ministério da Saúde, e consideraram as 5,9 milhões de crianças dessa faixa etária que deveriam tomar as duas doses. Em 7 de novembro, 938.411 crianças de 3 e 4 anos tinham tomado a primeira dose da vacina contra a Covid-19, mas somente 323.965 completaram o esquema vacinal.

    A vacinação das crianças com 3 e 4 anos tem sido interrompida em cidades brasileiras por falta da CoronaVac. No Rio de Janeiro, a imunização teve uma pausa em setembro. Nesta quarta-feira, a Secretaria Municipal da Saúde informou que não recebeu uma nova remessa do ministério e que “caso alguma criança de 3 ou 4 anos com comorbidades ou deficiência ainda não tenha sido vacinada, poderá tomar a dose da Pfizer”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.