Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Anvisa autoriza segundo registro de autoteste para Covid-19 no Brasil

Assim como o primeiro autoteste aprovado pela agência, produto é de uso com amostra de swab nasal não profunda e fornece o resultado após 15 minutos

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 23 fev 2022, 10h53
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
    Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira, 23, o segundo autoteste para Covid-19 no Brasil. Trata-se do Autoteste COVID Ag Detect, fabricado pela empresa Eco Diagnostica Ltda e desenvolvido para uso de amostra obtida por swab nasal não profundo, com resultado após 15 minutos.

    A avaliação do pedido de registro levou 22 dias, e de acordo com a agência, o produto atende aos critérios técnicos definidos, dentre os quais estão a usabilidade e o gerenciamento de risco, que garantem a segurança. O autoteste também foi avaliado e aprovado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), como estabelecido no Plano Nacional de Expansão da Testagem (PNE) do Ministério da Saúde.

    A disponibilidade do autoteste, que permite que a pessoa realize todas as etapas da testagem, desde a coleta da amostra até a interpretação do resultado, sem a necessidade de auxílio profissional, depende da empresa detentora do registro. A fabricação será nacional.

    O produto deve ser utilizado entre o 1º e o 7º dia do início de sintomas como febre, tosse, dor de garganta, coriza, dores de cabeça e no corpo. Caso não tenha sintomas, mas tiver tido contato com alguém que testou positivo, aguarde cinco dias antes de usar o autoteste. Mas a Anvisa alerta que o produto não define um diagnóstico. Seu caráter é orientativo, ou seja, não se trata de um atestado médico.

    Continua após a publicidade

    Na quinta-feira 17, a Anvisa autorizou o primeiro registro de um autoteste para Covid-19 no Brasil: o “Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno”, da empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médicos-Hospitalares e Odontológicos, também para uso com amostra de swab nasal não profunda e resultado após 15 minutos.

     

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.